A opção por um sistema ERP não pode depender somente de suas funcionalidades, do preço e das necessidades que a organização possui naquele momento. Muitas coisas estão em jogo.
Escolher e implementar um ERP são processos complexos e que demoram. É necessária a participação de toda a empresa. Mas, com o cotidiano corrido, às vezes, deixamos passar informações importantes, e só vamos dar conta disso lá na frente, quando já tiver surgido algum problema.
Para fugir disso, aqui estão cinco dicas que não podem ser deixadas de lado na hora de escolher o sistema ERP mais adequado à sua empresa. Confira:
Bom fornecedor
Normalmente, as empresas se preocupam com o preço e as funcionalidades propostas pelo sistema ERP. No entanto, deixar o fornecedor em segundo plano por trazer sérias dores de cabeça para a organização. As qualidades do fornecedor precisam pesar na hora da decisão. Quanto a isso, como agir?
- O gestor deve preparar uma lista com as necessidades da empresa em relação ao ERP, classificando os itens por ordem de importância;
- Dedicar tempo à demonstração do sistema e elaborar uma outra lista, relacionando o que viu com as necessidades do seu negócio;
- Atribuir notas aos itens que foram demonstrados é uma boa oportunidade para, mais tarde, comparar os fornecedores;
Perguntar sobre a customização do sistema para que atenda plenamente à empresa; - Um contato próximo com os analistas pode auxiliar bastante. Faça uma visita à sede do fornecedor.
Com isso, o gestor poderá fazer uma opção segura, encontrar mais que um fornecedor e ter ao seu lado um grande parceiro.
Bom suporte
Mais importante que a implementação é o suporte e a manutenção do sistema ERP. Afinal, ele deverá funcionar por vários anos, acompanhando o crescimento da empresa e as demandas que surgirem pelo caminho, evoluindo tecnologicamente para não ficar obsoleto, gerando novo custo de implantaçãos à organização.
Interação entre gestor e fornecedor
Cada um no seu quadrado: o gestor entende da empresa e o fornecedor, do sistema ERP. Para que a implantação dê certo é preciso que os dois estejam inteirados. Uma boa relação com os fornecedores pode deixar de lado as dificuldades iniciais que aparecerão logo que o sistema mudar. O repasse das informações corretas ajuda – e muito – a outra parte a entender o que é pedido.
Embasamento
Como o ERP custa caro e irá acompanhar a empresa por um longo tempo, não vale a pena pagar para não usar. Procure conversar com outros usuários de sistema ERP desenvolvidos pelo seu fornecedor. Entenda quais são as principais dificuldades, pergunte sobre o suporte dado pela empresa, queira saber sobre as atualizações e o fornecimento do software customizado. De posse dessas informações o gestor é capaz de embasar a sua escolha.
Equipe qualificada
De nada adianta um software atualizado rodando se a equipe não souber extrair o melhor dele. Boa parte dos funcionários se mostra insatisfeita e tem dificuldades tão somente por não utilizarem o sistema ERP corretamente. Uma boa solução é customizar o painel de acordo com a necessidade de cada um. Dessa forma, seu espaço de trabalho refletirá sua função.
No que você prestou atenção na hora de escolher o ERP da sua empresa? Conte para nós!