Conhecer os ideais, projetos de sucesso e até erros de outros gestores é uma boa maneira de se aprimorar ainda mais no mundo dos negócios. Enquanto cases e relatórios são de grande ajuda nesse sentido, assistir a um bom filme que retrate a área também pode ser muito útil.
Pensando nisso, separamos 6 obras cinematográficas sobre gestão de negócios para que você aproveite o tempo livre e aprenda um pouco mais com as lições que estes filmes transmitem. Acompanhe!
1. Wall Street (1987)
O filme do diretor Oliver Stone, Wall Street, de 1987, pode ser visto como um conto cautelar sobre o papel da ganância nos negócios. Na verdade, o personagem de Michael Douglas, Gordon Gekko, tornou-se sinônimo das piores qualidades da indústria de investimentos, tudo isso devido ao seu conhecido mantra “a ganância é boa”.
Todavia, o filme é, também, uma história sobre os aspectos positivos do empreendedorismo e da gestão, sendo uma ótima oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal.
2. A rede social (2011)
“A rede social” mostra como Mark Zuckerberg passou de um estudante de Harvard com habilidades incríveis de codificação para o fundador multimilionário e CEO do Facebook, utilizando a tecnologia a seu favor.
Ao contrário da crença popular, o longa não é apenas uma história sobre mídias sociais. Trata-se de relacionamentos, investimentos, orientação e cultura de funcionários que podem transformar uma ideia em um grande negócio.
3. Forrest Gump (1994)
No início, você pode se perguntar o que esse filme de 1994 tem a ver com gestão de negócios. Mas lembre-se de que Gump, interpretado por Tom Hanks, era um pequeno empresário. Na moda empresarial clássica, Gump investe todo o dinheiro de um patrocínio de sua carreira como jogador de ping pong na Companhia de Camarão Bubba Gump.
O filme é leve e, ao mesmo tempo, emocionante. O interessante é que ele serve como um lembrete de que o sucesso vem quando se agarra as oportunidades, independentemente de habilidades pessoais e dons.
4. O homem que mudou o jogo (2012)
“O homem que mudou o jogo” é um filme sobre o gerente geral de uma equipe de beisebol estrelado por Brad Pitt. Diante do recrutamento de jogadores vencedores e com um orçamento limitado, o personagem de Pitt surge com uma abordagem inovadora com o uso de estatísticas.
Mesmo sendo um filme esportivo, a determinação do protagonista em trabalhar com o que tem e encontrar uma solução para seus desejos aplica-se aos gestores de negócios quando o assunto é fazer a empresa crescer.
5. Piratas da informática (1999)
Este filme sobre a concorrência entre Steve Jobs e Bill Gates é um ótimo entretenimento para as horas vagas. Ele se passa entre 1971 e 1997 e retrata a história da Apple e da Microsoft. Mas mais importante, ele examina os líderes de ambas as companhias: Jobs, interpretado por Noah Wyle, e Gates, interpretado por Anthony Michael Hall.
O filme de 1999 analisa as diferenças entre os dois gestores de negócios e como elas influenciaram o desenvolvimento de suas empresas que se tornaram conhecidas mundialmente.
6. À procura da felicidade (2006)
Este é um ótimo filme para ver com toda a família! Baseado em fatos reais, “À procura da felicidade” mostra as dificuldades de Chris Gardner, interpretado por Will Smith. Pai solteiro e desabrigado, Gardner enfrenta todos os obstáculos e luta contra as probabilidades para conseguir uma posição cobiçada como corretor.
Para proprietários de pequenas empresas e gestores, a história de Gardner pode ser uma inspiração. É importante lembrar que, apesar das limitações, grandes coisas podem ser realizadas com trabalho duro e determinação.
Uma boa história serve de exemplo e inspiração para qualquer espectador — estes filmes sobre gestão de negócios são ótimos exemplos disso. Agora é só preparar a pipoca e cair no sofá!
Esta lista serviu de motivação para que você continue sempre buscando aquilo que deseja e enfrentado os desafios da área de gestão de negócios? Então, não deixe de compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais!