O setor dos Recursos Humanos é cada dia mais importante em uma empresa, seja na parte operacional ou estratégica. Lidar com pessoas requer habilidade, capacidade e conhecimento.
O mercado que segue em constante inovação exige cada vez mais do setor, que precisa estar por dentro de tudo que acontece dentro e fora da empresa. A constante renovação e a adaptação às mudanças pode ser lenta e cansativa.
Fornecer produtos, processos inovadores e novos modelos de negócio só é possível através das pessoas, que geram ideias e criam novos caminhos e possibilidades.
O trato das pessoas dentro de uma empresa é de suma importância, os funcionários precisam sentir-se à vontade para desenvolver ideias e transformá-las em projetos e estratégias para o crescimento da companhia. O setor de Recursos Humanos é o principal agente para que a relação funcionário/empresa seja a melhor possível.
Para melhorar a fluidez dos projetos, existem algumas atividades que podem ajudar o setor a ser mais eficiente.
- Desenvolver práticas criativas e inovadoras com os colaboradores.
- Auxiliar na manutenção da estrutura que permite que a inovação não seja só criada, mas comunicada, aceita, testada e implantada.
- A contratação de novos funcionários é uma grande oportunidade de gerar discussões sobre estratégias de inovação nas empresas.
- Ampliar espaços onde as pessoas possam produzir novas ideias lucrativas (Shared Spaces)
- Preparar os líderes e as equipes para trabalhar e pensar de forma diferente
- Planejar em conjunto com as áreas de negócios o desenvolvimento das competências necessárias para operacionalizar as inovações
- Reconhecer quem são as pessoas genuinamente inovadoras
- Capacitar os funcionários em: ferramentas, processos, tecnologias e incluir inovação como competência no processo de admissão.
O setor precisa seguir as inovações de mercado dentro e fora do negócio, uma equipe de RH bem treinada e bem intencionada pode ser a alavanca para o sucesso de qualquer empresa.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/human-resources/8-dicas-setor-rh-seja-mais-eficiente-2289