As organizações requerem informação atualizada e uma visibilidade permanente da rentabilidade das múltiplas dimensões do negócio. E estes dados devem ser providenciados em um formato simples de compreender e que permita atuar com rapidez. Neste contexto, uma das novas estratégias que surge dentro da área financeira para otimizar os processos e acelerar os fechamentos mensais é levá-los à nuvem.
Os benefícios do Cloud Computing para o setor podem ser resumidos nos seguintes pontos:
- Transparência e conhecimento no desempenho financeiro: com a nuvem podemos melhorar o trabalho, facilitar a colaboração e tornar o setor mais eficaz. Com uma base de dados completa, é possível reduzir a complexidade do sistema combinando dados analíticos e transacionais, obtendo, assim, resultados acessíveis para os usuários em tempo real.
- Qualidade nos processos: a nuvem reduz o tempo de trabalho porque a informação é atualizada de maneira constante. Isto permite um fechamento de melhor qualidade, porque é realizado em menos tempo e com dados mais exatos.
- Otimização da arquitetura financeira: se as empresas já organizavam seus dados de acordo com as tarefas de cada setor, com a nuvem é possível construir uma arquitetura financeira. Desta maneira, os profissionais resolvem os inconvenientes e contam com informação organizada e específica de cada área.
- Apoio nas decisões: quão rentável é a sua companhia e os produtos oferecidos? Esta pergunta deve ser feita por todos os CIOs interessados em encontrar novos mercados. OCloud Computing permite dar passos firmes nas decisões, tornando-os mais confiáveis perante os sócios.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/financial-management/quatro-motivos-financas-nuvem-2495