Em quais pontos o seu negócio está suscetível a ataques? Que tipo de proteção é necessária? Todas essas são questões válidas que qualquer empresa precisa enfrentar, e para as PMEs, isso pode ser uma despesa adicional.
Para encontrar a melhor solução, o primeiro passo é avaliar as necessidades do seu negócio.
1) Proteção antivírus versus segurança endpoint
Não é preciso dizer que a proteção antivírus é um requisito essencial, mas é suficiente? Programas de segurança padrão oferecem apenas o mais básico dos serviços. Por sua vez, a solução endpoint também inclui serviços firewalls, que criam uma barreira entre a rede e o mundo exterior. Além de possuir ferramentas de gerenciamento de sistemas que permitem monitorar e controlar sua atividade. Alguns programas chegam a verificar todos os dispositivos dentro da rede de sua empresa para prevenir potenciais problemas.
2) Escolhendo o programa certo
As pequenas empresas tendem a possuir uma infra-estrutura de rede menor. Quanto mais complexa seja, maior deve ser a segurança. Se a infra-estrutura é complexa, com várias estações de usuário, servidores, pontos de acesso e redes periféricas, então se deve considerar a implementação de um conjunto de segurança endpoint, que oferece mais alternativas de controle e monitoramento. Se o seu sistema é composto por apenas alguns computadores e uma impressora compartilhada, então, um programa antivírus padrão pode ser suficiente.
3) Informações compartilhadas
Outra questão a considerar é o conteúdo da informação que se está processando. Não importa o tamanho da rede, as informações privilegiadas devem ser protegidas. Dados como números de contas, de cartões de crédito e informações pessoais dos clientes devem ser guardados, protegidos e acessados em um ambiente seguro. Programas básicos de antivírus simplesmente detectam vírus e malware. O conjunto de segurança endpoint fornece uma cobertura mais ampla, o que ajuda na proteção da informação privilegiada.
Oferecer soluções de segurança é uma preocupação que nunca acaba. Estando ciente das necessidades de sua rede, o empresário mantém o sistema funcionando de maneira confiável e diminui as chances de ataque.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/pmes/sua-pme-precisa-prestar-mais-atencao-seguranca-2580