Para que uma PME seja competitiva, seus produtos devem ser de primeiro nível e por isso necessita uma estratégia adequada de controle de qualidade. Como adaptar uma estratégia deste tipo a uma pequena ou média empresa?
5 Dicas para tornar possível:
1. Conheça a si mesmo. Tendo em conta um dos provérbios mais famosos, é importante que o primeiro passo seja definir os limites e objetivos aos que se aspira. De nada servirá uma política de qualidade que não esteja de acordo com as expectativas da empresa. Sempre se mantenha positivo, defina qual é o máximo que almeja.
2. Divulgue com clareza as políticas de qualidade. O controle de qualidade mais eficiente envolve diferentes departamentos da empresa. Por isso, é recomendável que cada empregado saiba qual o objetivo final, como o conseguirá e de que forma os resultados serão comprovados.
3. Mantenha a melhor ordem possível. Devido a uma série de erros, não faz muito tempo, a Microsoft perdeu milhões de dólares que poderiam ter economizado se tivessem mantido uma política de qualidade organizada. Estipule quais são os passos para o controle, quais são so documentos que correspondem às distintas atividades e construa um espaço de organização que não deixe espaço ao azar.
4. Compartilhe e aprenda com as experiências alheias. As situações que acontecem em outras empresas (como a da Microsoft) são uma grande fonte de aprendizagem para fazer sistemas de controle de qualidade mais eficientes. Escute as dicas de outras empresas e conte a eles os procedimentos usados em seu negócio.
5. Utilize um software inteligente para sustentar os processos. Quando tenha certeza que o deseja e como aplicá-lo a uma política de controle de qualidade clara, é recomendável utilizar uma solução que ajude a consolidar a informação de todos os processos.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/innovation/5-dicas-para-o-controle-de-qualidade-na-sua-pme-01405