Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) são ferramentas já consolidadas para o monitoramento e gerenciamento de departamentos de pequenas e médias empresas. Trazem diversos benefícios que vão da escalabilidade ao controle de dados.
Esses sistemas são compostos por módulos que integram diversos departamentos e setores de uma empresa, permitindo uma gestão unificada, automatizada e inteligente.
Vejamos quais são os principais módulos presentes em um ERP de qualidade:
Gestão financeira e contabilidade
A gestão das finanças é um dos principais módulos de um ERP. Com ele é possível controlar e automatizar as contas à pagar, à receber, contas bancárias e realizar previsões de fluxo de caixa. Quando integrado em um ERP que englobe toda a empresa, fornece relatórios integrados acerca das movimentações financeiras de todos os módulos.
De maneira geral, com este módulo pode-se criar relatórios tais como os de contabilidade geral, demonstrativos trimestrais, balancetes e outros relatórios importantes de forma automatizada.
Emissão de relatórios e análise
Criar relatórios que relacionam os diversos módulos e permitir análises com base em dados críticos se torna uma tarefa fácil quando um sistema ERP é utilizado. O SAP Business One, por exemplo, ainda conta com total compatibilidade com os produtos da Microsoft Office.
Gestão de compras e aquisição
Este módulo é de grande importância para o setor de compras e vendas pois permite o gerenciamento das entradas e saídas de mercadorias com total conectividade entre a contabilidade e os armazéns.
Essa funcionalidade vai desde o momento onde o pedido da mercadoria é realizado até o pagamento dos fornecedores.
Gestão de produção e de estoque
O módulo associado à produção auxilia no planejamento e otimização das funções de produção por meio de dados adquiridos com o intuito de projetar vendas e compras futuras.
Neste módulo também se encontram as funcionalidades relacionadas ao chão de fábrica, como funções de controle de máquinas, de operários e telas de produtividade. Ainda é possível gerir o estoque e suas variações de acordo com a demanda da companhia e dos clientes
Gestão de Relacionamento com o cliente
Este também é um módulo importante, pois agrega as ferramentas que fornecem métricas de relacionamento com clientes. Além disso, integra as vendas de produtos, os serviços e as atividades de marketing de forma a auxiliar todo o processo de pós-venda.
Dentre essas ferramentas estão algumas como relatórios de curva ABC, análise de perfil, exportação de dados entre diversos programas e gráficos que relacionam as compras com seus perfis.
Não importa se é uma empresa de logística, vendas ou produção. A solução integrada proporcionada pelo ERP trazem diversos benefícios a curto e longo prazo.
Soluções como o SAP Business One agregam esses principais módulos, aumentando a produtividade e eficiência da relação entre os departamentos por meio da inteligência organizacional.
A integração não para por aí. O SAP Business One ainda consegue uma aplicação mais ampla ao integrar matriz e filiais.
Caso tenha alguma dúvida sobre ERP ou sobre SAP Business One entre em contato conosco. Continue acompanhando nosso blog para saber mais novidades sobre gestão!