Todo negócio precisa de agilidade e em tempos de concorrência acirrada, a rapidez na tomada de decisões é fundamental para que os empreendedores assegurem os melhores resultados. Adotar algumas ferramentas na estratégia de gestão das empresas é fundamental para que isso seja possível, facilitando o dia a dia e o atendimento aos clientes.
Esse é o caso do ERP e CRM, softwares que, quando usados da forma correta, se complementam e dão suporte aos processos operacionais e estratégicos da empresa. Mas você sabe a diferença entre eles e como podem ajudar na gestão dos seus negócios? Confira.
Enterprise Resource Planning
O Enterprise Resource Planning, ou ERP, visa melhorar os processos das empresas. Ao adotar esse tipo de software, simplificam-se os processos de controle financeiro, fiscal e contábil, pois nele são inseridas todas as informações sobre recebimentos e pagamentos, bem como tributos em cada operação.
O ERP ainda melhora a comunicação interna, já que todos os departamentos e seus funcionários são integrados pelo sistema, que disponibiliza informações padronizadas, melhorando o desempenho pessoal e facilitando o processo de tomada de decisões, que tem como suporte informações seguras e em tempo real.
Costumer Relationship Management
Enquanto o ERP tem como foco principal o negócio em si, o Costumer Relationship Management, mais conhecido como CRM, centra-se no cliente.
O software armazena todas as informações sobre os clientes e as suas interações com a empresa. Uma vez inseridos, esses dados podem ser compartilhados e usados por todos os departamentos para que haja aumento na receita.
Com ele, os representantes podem projetar as vendas, os atendentes checar as informações de contato, como endereço de e-mail e telefone, o financeiro gerar faturas para pagamentos e o marketing traçar estratégias de comunicação com o público, segmentando-o de acordo com o seu histórico e interesses. Todas essas ações, proporcionadas usando o CRM, têm como objetivo melhorar o atendimento da empresa, de forma a estreitar as relações com os clientes, tornando-os fiéis à marca, e, consequentemente, aumentando as vendas.
Como o ERP e CRM ajudam as empresas
Todo negócio tem dois públicos, que devem receber atenção e ter estratégias direcionadas: o interno e externo. Assim como a gestão de uma empresa precisa levar em conta seus funcionários e seus clientes, deve também adotar ferramentas que atendam a essas demandas.
Nesse contexto, os softwares de gestão ERP e CRM são complementares, o primeiro reduzindo os gastos das despesas gerais e o segundo aumentando a receita pelo relacionamento com o cliente.
Ambos são ferramentas e possuem o mesmo ponto crítico para que funcionem e cumpram o seu papel dentro da gestão de uma empresa: precisam ser alimentados. Todos os funcionários da empresa devem estar alinhados a essa política interna, já que eles serão os responsáveis por cadastrar as informações a cada novo processo, atendimento e interação com o cliente.
Dados sem interpretação também não são de grande valia para os negócios, por isso, ao decidir implantar softwares de gestão, é preciso definir análises periódicas para que as informações sejam estudadas e sirvam como base para os gestores na tomada de decisões estratégicas.
E a sua empresa, faz uso de ERP e CRM como aliados na gestão? Ficou com alguma dúvida sobre como os softwares atuam? Escreva pra gente pelos comentários.