A comunicação é essencial em todas as atividades da vida. No universo corporativo, ela é ainda mais necessária: afinal, dela depende o bom andamento da maioria das atividades nas empresas. Por isso, os profissionais devem desenvolver essa habilidade e o gestor deve se valer dela para realizar a gestão de desempenho e produtividade da empresa.
Em um ambiente de trabalho em equipe, ser capaz de interagir com os colegas — e, claro, com o gestor — é o que faz as operações da companhia serem bem-sucedidas. Nesse cenário, o gestor tem mais elementos para fazer uma boa gestão da equipe em qualquer contexto.
Por isso, cada vez mais, a habilidade de comunicação é um forte impulsionador na carreira de qualquer profissional. Assim, quando todos os integrantes da equipe são capazes de se comunicar bem, o gestor pode atuar de forma mais positiva. Quer saber como isso afeta a gestão de desempenho e produtividade? Acompanhe o texto a seguir!
O que é a gestão de desempenho e produtividade?
A gestão tem relação direta com a participação, a autonomia e a responsabilidade dos profissionais da empresa — ou seja, com seu capital humano. Para que seus objetivos sejam atingidos de forma eficaz, o gestor deve ser capaz de levar o grupo a atuar de forma harmônica. Para isso, deve considerar o conhecimento e as competências de todos.
Nesse contexto, é a gestão de desempenho e produtividade que permite alinhar os objetivos empresariais e os de cada profissional envolvido no processo. E isso acontece a partir da valorização e da motivação dos trabalhadores. Ou seja, o gestor deve avaliar, monitorar, controlar, planejar e melhorar a atuação dos colaboradores.
Quando se faz uma análise do desempenho de um profissional de acordo com as atividades que ele deve executar, agregam-se valor, excelência e qualidade aos processos da companhia. E mais: ela ajuda na otimização de custos, no mapeamento de competências, na mensuração da produtividade e assim por diante.
Quais as vantagens de aplicá-la na empresa?
Um de seus principais benefícios é a otimização de custos. Isso é possível porque a gestão de desempenho e produtividade permite ter mais controle sobre suas necessidades internas e, assim, saber quais setores precisam receber investimentos e de quanto eles devem ser — o que evita desperdícios. Veja, a seguir, outras vantagens!
Mapeamento de competências
É fundamental que a empresa defina seus objetivos e saiba quais habilidades são necessárias para executar as tarefas que vão permitir alcançá-los. A gestão de desempenho e produtividade garante que a organização contrate os profissionais com essas competências.
Se não a fizer, por outro lado, você pode ter vários profissionais excelentes, mas sem o perfil correto para as tarefas delegadas a eles.
Mensuração da produtividade
Uma das principais funções da gestão de desempenho e produtividade é justamente medir a produtividade das equipes e dos profissionais. Isso leva a uma série de benefícios:
- identificação de dificuldades antes que elas surjam;
- formação de equipes mais fortes;
- oferta de feedback construtivo;
- desenvolvimento mais efetivo dos colaboradores.
Manutenção da competitividade
Com a gestão de desempenho e produtividade, o controle sobre as atividades do empreendimento e o desenvolvimento dos profissionais é maior. Afinal, eles são alocados em funções que aproveitam suas habilidades, tornam-se mais produtivos e isso, naturalmente, ajuda a companhia a ser mais competitiva.
Garantia de alto desempenho
As companhias de alto desempenho são admiradas por todos os seus públicos. E é a gestão de desempenho que garante essa qualidade. Com ela, a organização tem mais capacidade de motivar seus colaboradores, já que os conhece melhor, identifica aspectos em que eles podem melhorar e os remaneja para atividades em que podem ter melhor aproveitamento.
Como ela pode ser aplicada de forma eficiente?
Para obter os benefícios que uma gestão de desempenho e produtividade eficiente é capaz de trazer para a companhia, é preciso saber aplicá-la. Veja, a seguir, 5 formas de colocá-la em prática:
1. Engaje a equipe
Engajar os profissionais passa pela comunicação. Quando ela é eficiente, a equipe vende, produz e rende mais. Além disso, a comunicação permite que os funcionários criem relacionamentos saudáveis — o que afeta positivamente o clima organizacional. Uma das formas de aumentar a produtividade na organização é oferecer incentivos e motivação aos colaboradores.
2. Melhore a comunicação
Para colocar em prática essa gestão, é preciso dar prioridade à comunicação. Se a comunicação entre os setores for adequada, por exemplo, há menos chances de desentendimentos. E o mesmo vale para a comunicação externa: em uma empresa transparente, todos estão sempre bem informados sobre os processos, o que diminui as chances de atritos com fornecedores e clientes bem fidelizados.
3. Escolha indicadores de desempenho adequados
Os indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators – KPI’s) são os critérios definidos para acompanhar a evolução operacional do esforço dos colaboradores. A partir deles, a equipe pode manter o foco em relação às metas, bem como identificar necessidades e avaliar o alinhamento dos colaboradores.
4. Invista em capacitação
Além de estarem engajados, os profissionais devem ser capacitados. Cada um deles deve entender seu papel no processo produtivo e avaliativo. Educá-los sobre como dar e receber feedbacks vai ajudá-los a melhorar seu desempenho e, consequentemente, trazer resultados mais satisfatórios para a companhia.
5. Tenha um sistema de gestão integrado
Um software de gestão é essencial para reunir os dados sobre a gestão de desempenho. A ideia é que as diferentes áreas saibam como contribuem para o resultado da companhia e em que podem melhorar. Assim, todos têm um controle maior sobre as tarefas a serem executadas e qual a relação entre os departamentos.
Como a tecnologia influencia esse processo?
Sistemas específicos de gestão empresarial melhoram a circulação da informação, permitem análises de resultados e facilitam as tomadas de decisão. Essas ferramentas tornam o trabalho do gestor mais objetivo, bem como mantêm dados atualizados sobre os colaboradores.
De modo geral, fazer a gestão de desempenho e produtividade em qualquer empresa requer que o gestor conheça as ferramentas e as metodologias que podem otimizar seu trabalho, bem como a forma de aplicá-las. Assim como tornar a equipe mais entrosada ajuda a torná-la mais produtiva e competitiva, adotar as ferramentas certas é essencial nesse processo.
Quer saber como aplicar isso na sua organização? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo.