A análise preditiva é um tipo de procedimento que tem por objetivo resolver problemas complexos de uma empresa, bem como identificar possíveis pontos que podem ser boas e novas oportunidades de investimentos.
Apesar de extremamente benéfico, ainda é pouco conhecida e disseminada no meio empresarial. Pensando na falta de informação que existe sobre o assunto, nós resolvemos escrever este artigo.
Nele, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre a análise preditiva e como ela pode ser benéfica para seu negócio. Acompanhe!
O que é a análise preditiva?
Análise preditiva é um procedimento que utiliza dados estatísticos, sistema, algoritmos e técnicas de Machine Learning, com o objetivo fundamental de identificar possíveis resultados futuros por meio de dados históricos.
Seus objetivos não estão pautados em saber apenas o que aconteceu, mas avaliar informações históricas para prever o que pode ocorrer no futuro, com base no que já passou. Constitui-se de uma importantíssima ferramenta de gestão de um negócio.
Quais são os benefícios que ela pode proporcionar?
Análise preditiva tem uma série de benefícios para o empreendimento que a aplica. O primeiro que podemos destacar é a possibilidade de prever eventos futuros e poder precaver-se quanto a eles, reduzindo consideravelmente os riscos de suas operações.
Também é possível potencializar estratégias de vendas ou campanhas de marketing com base em informações levantadas. Além disso, muitas empresas estão utilizando esses modelos preditivos para melhorar suas operações, estimar quantidades de estoques e utilização de recursos, entre outros elementos necessários para as operações de uma empresa.
Quais são as áreas que já utilizam a análise preditiva?
Apesar de ser um conceito muito novo, existem vários segmentos da economia nacional e internacional que já estão utilizando a análise preditiva em diversas atividades. Entre eles, podemos destacar:
- bancos e instituições financeiras;
- governos e demais entes públicos;
- empresas que extraem ou trabalham com petróleo e gás;
- alguns empreendimentos do varejo.
Quais são as ferramentas para análise preditiva?
Agora que você entendeu o que é análise preditiva, seus principais benefícios e os segmentos que já estão utilizando essa metodologia, mostraremos quais são as ferramentas necessárias para utilizá-la.
A primeira delas deve ser um sistema capaz de armazenar e analisar dados gerados em uma empresa. Além disso, também é fundamental a presença de ferramentas capazes de atuar de acordo com a metodologia de Machine Learning.
Por fim, como se trata de um procedimento novo e revolucionário, também é crucial que você possa contar com a ajuda de uma consultoria especializada no assunto. Essas empresas já possuem a tecnologia necessária para implementar esse procedimento, bem como os profissionais especializados para sanar todas as dúvidas que podem ocorrer durante o processo.
Podemos concluir, portanto, que a análise preditiva é um procedimento extremamente benéfico para um empreendimento. Entretanto, é fundamental saber como funciona a sua implementação e acompanhar de perto cada um dos dados e as informações gerados, além de saber interpretá-los de forma correta.
Gostou dessas informações? Se você quiser saber um pouco mais sobre esse processo, convidamos a entrar em contato conosco e conversar com um de nossos especialistas. Assim, poderemos demonstrar na prática como isso pode ser implantado em sua empresa.