Uma abordagem proativa necessária para sobreviver ao COVID-19
Conhecer as necessidades do seu mercado / clientes / consumidor é sempre a melhor maneira de atender às demandas e vencer no mercado – mas o que você sabia antes pode não lhe servir bem em um futuro alterado.
As empresas inteligentes adotarão uma abordagem proativa para entender quais mudanças ocorrerão e estarão prontas para ajustar rapidamente seus produtos, serviços e estratégias para atender às necessidades atuais e futuras dos clientes.
Três etapas importantes a serem executadas agora:
1) Interrogar
Convoque os principais membros de sua equipe e informe-os sobre o que ouviram dos clientes. Tendo uma sessão de trabalho para identificar o que pode estar mudando e, o que é mais importante, o que você não sabe sobre as “mudanças” definirá o cenário para a próxima etapa.
2) Reunir informações
Desenvolva um plano para “medir a temperatura” do mercado. Como podemos validar novos comportamentos que estamos vendo e ouvindo e coletar as informações que não conhecemos? Não assuma nada. Seus clientes podem dizer o que precisam, mas você deve perguntar a eles.
Nesse período de rápidas mudanças, é essencial realizar entrevistas, pesquisas de mercado ou comentários de clientes por outros meios. Reúna os comentários, atitudes e dados e analise com atenção. Seja objetivo, ou seja, esteja aberto a coisas que você nunca imaginou que ocorressem, e como isso pode impactar VOCÊ!
Ao interagir com os clientes durante esse período difícil, treine seu pessoal para iniciar conversas com: “Como podemos ajudá-lo a superar isso?” não, “Aqui está o que temos”. Em outras palavras, liderar com empatia, não apenas com competência técnica. Tente fazer parte da solução para a crise deles.
3) Re-planejar
Você tem seus planos para 2020, mas claramente o COVID-19 exige uma visão de futuro, novas estratégias e um novo planejamento em muitas frentes. Armado com essas novas ideias do mercado, re-planeje e priorize estratégias e táticas em todas as áreas críticas.
Isso pode incluir fabricação / operações, vendas, comunicações de marketing, desenvolvimento / inovação de novos produtos, atendimento ao cliente e outras áreas.
Compreender o que seus clientes valorizarão no mundo dos negócios pós-COVID-19 e agir de acordo com ele garantirá sua sobrevivência e sucesso e o colocará à frente dos principais concorrentes. Isso não pode ser enfatizado demais. O conhecimento do cliente separará os vencedores dos negócios pós-COVID-19 dos perdedores.
Também é importante lembrar que os clientes compram VALOR, e o valor vem do atendimento de suas necessidades, que resulta da compreensão de suas necessidades em suas palavras e ações. Concentre-se em fornecer VALOR, e a Receita e o Lucro cuidarão de si mesmos.
Ser Humano no núcleo. As empresas precisarão repensar seu modelo operacional com base em como suas pessoas funcionam melhor.
Agir com urgência. Durante a crise atual, as empresas trabalharam mais rápido e melhor do que imaginavam ser possível apenas alguns meses atrás. Manter esse senso de possibilidade será uma fonte duradoura de vantagem competitiva.
Reimaginando uma vantagem competitiva de operações sustentáveis. Mudanças dramáticas na estrutura da indústria, expectativas do cliente e padrões de demanda criam a necessidade de mudanças igualmente dramáticas nas estratégias de operações para criar vantagem competitiva e novas propostas de valor para o cliente. As empresas de sucesso reinventarão o papel das operações em suas empresas, criando valor por meio de uma capacidade de resposta muito maior a seus clientes finais.
Estratégias de RH para um local de trabalho pós-COVID-19 (Insights)
- Gerenciar números de funcionários
Grandes volumes de funcionários que retornam a um local de trabalho compartilhado representam um enorme risco de disseminação do vírus. Gerenciar o número de trabalhadores será fundamental para proteger a saúde no local de trabalho. Quanto maior o número, maior o risco. Quando se trata de COVID-19, é realmente um jogo de números.
Planeje uma reintrodução escalonada para o escritório. Estabeleça um processo para que um grupo rotativo de funcionários trabalhe no escritório a cada poucos dias. Crie esses grupos através de linhas funcionais, para garantir a cobertura entre as funções e para apoiar o distanciamento dos funcionários. Resista à tentação de abrir imediatamente as portas para todos no mesmo dia – o risco não vale o grande gesto.
- Manter o trabalho remoto
Apesar da disponibilidade de locais de trabalho regulares, é prudente que as empresas continuem com alguma forma de trabalho remoto por vários meses (pelo menos). As razões para isso é a prevenção.
Os ‘isolamentos’ e saídas frequentes podem continuar por algum tempo em regiões onde a ameaça do COVID-19 permanece alta. A gangorra entre os estados de trabalho central e remoto é extremamente perturbadora, mas minimizada por uma força de trabalho acostumada e praticando-a por toda parte.
- Repensar a configuração física
A reabertura dos locais de trabalho não removerá completamente todas as restrições impostas durante o COVID-19. As empresas ainda precisarão observar os regulamentos que regem o distanciamento social, as reuniões de funcionários e as práticas de higiene. É provável que os ambientes de trabalho pré-vírus não sejam adequados a essas novas restrições.
As empresas precisarão ser proativas na reconfiguração de seus espaços de escritório. O requisito de 6 pés entre funcionários afeta os arranjos individuais de assentos e espaços compartilhados, como cafeterias.
- Reconstruir o moral do local de trabalho
O componente humano de retornar à vida no escritório requer tanto foco quanto o prático. Para os funcionários que estão afastados de seus locais de trabalho por semanas ou meses, o retorno parecerá perturbador. Muito pode ter mudado nesse ínterim. Alguns de seus antigos colegas de equipe podem não estar retornando.
As empresas de sucesso prosperam com forças de trabalho motivadas, por isso é importante que os líderes invistam esforços para reconstruir o moral do local de trabalho. Reconheça qualquer preocupação e desânimo dos funcionários e trate os anúncios sobre o novo ambiente operacional com sensibilidade.
- Manter comunicação regular
A situação do COVID-19 forçou as organizações a intensificar suas comunicações. Muitos se comunicaram mais com sua equipe nos últimos dois meses do que tradicionalmente em condições normais. O valor das comunicações internas durante esta crise foi reconhecido pelos gerentes.
Voltar aos locais de trabalho habituais não é a hora de relaxar isso. O progresso obtido nas iniciativas comerciais enquanto trabalha remotamente deve continuar sem problemas quando voltar ao escritório. É fácil para uma mudança no ambiente causar uma interrupção do foco, mas manter as linhas de comunicação abertas ajuda a superar isso.
- Incorpore seus aprendizados
As alterações no trabalho aplicadas pelo COVID-19 trouxeram alguns benefícios para as empresas. Muitos descobriram uma colaboração mais forte dentro e entre equipes, rotinas de trabalho mais produtivas e um reforço de práticas positivas de saúde. As empresas inteligentes agora procurarão incorporar as lições aprendidas em como conduzir seus negócios no futuro.
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