No artigo, vamos abordar alguns aspectos tecnológicos que envolvem a indústria dos bens de consumo, sua cadeia de suprimentos e os impactos na transformação digital que a pandemia do coronavírus causou em todos os setores. Mas antes, é necessário entender o atual contexto.
A economia do país gira em torno de alguns segmentos da indústria. Os mais conhecidos são o setor da indústria química considerado “a indústria das indústrias”, um dos mais amplos, presente em quase todas as outras áreas, e que teve um crescimento exponencial durante o período da pandemia – e a indústria dos bens de consumo, que transforma toda matéria-prima em produto para o uso diário da população.
Continue a leitura e entenda o que representa a indústria dos bens de consumo, quais são as prioridades deste setor e seus desafios diante da transformação digital. Acompanhe!
O que é a indústria dos bens de consumo
A indústria dos bens de consumo, como o próprio nome indica, é voltada para o consumidor (entenda-se indivíduos e famílias, ou seja, pessoas que compram o produto para sua utilização e pronto consumo). Fazem parte desse setor as empresas que atuam com eletrônicos, automóveis, bebidas, vestuário, alimentos e outros.
Em sua ampla gama de produtos, essa indústria produz materiais dos mais variados tipos, que podem ser considerados itens de primeira necessidade, como é o caso de alimentos e, em alguns casos, vestuário, e itens rotulados como artigos de luxo, a exemplo dos automóveis.
Geralmente, o crescimento desta indústria acontece de maneira quase simultânea ao aquecimento da economia do país e do mundo, pois quanto maior for a demanda por consumo, mais se investe no desenvolvimento de produtos para o cliente final. Ou seja, seu crescimento está diretamente relacionado ao comportamento do consumidor.
A indústria de bens de consumo tem um papel muito importante para o setor industrial do país. O setor industrial representa 20,4% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, 69,2% das exportações de bens e serviços, e para cada R$ 1,00 produzido pela indústria, são gerados R$ 2,53 na economia do país, segundo dados de agosto de 2021.
Fazendo um recorte do setor, falando em indústria da transformação, categoria a qual pertence a indústria dos bens de consumo, ela representa 11,3% do PIB e 48,5% das exportações. E mais: é quem paga os melhores salários e é responsável por empregar 6,8 milhões de trabalhadores.
Desafios da Indústria dos bens de consumo frente à transformação digital
Logo no início do século XXI, a internet causou um grande impacto na indústria dos bens de consumo. Com o avanço constante da tecnologia, a comercialização, distribuição e fabricação passaram por uma adaptação envolvendo os profissionais em um processo de atualização e aprendizado constantes.
Hoje, para sobreviver no mercado em meio a tanta competitividade, as empresas precisam saber utilizar a publicidade para se destacar, pois ela é importante para o sucesso ou fracasso da indústria dos bens de consumo, que depende do comportamento do consumidor. Por essa razão, boa parte dos investimentos das companhias é direcionada para o desenvolvimento de inovações que chamem a atenção deste consumidor.
O período da pandemia só reforça a afirmativa de que tudo depende do comportamento do consumidor. Nesse período o crescimento do comércio digital se acelerou, principalmente no que diz respeito ao varejo e produtos de consumo. No primeiro semestre de 2021, o e-commerce bateu recordes de vendas e atingiu a casa dos R$ 50 bilhões de faturamento, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2020.
Gerenciar a cadeia de suprimentos deve ser prioridade para a indústria
Para se obter bons resultados, em qualquer setor de atuação, alguns pontos devem ter mais atenção. Nesse contexto, vamos abordar brevemente algumas ações que devem ser prioridade para a indústria de bens de consumo.
- Planejamento – saiba exatamente o que fazer, como fazer e por que fazer, com base em um bom planejamento.
- Organização – mantenha um histórico organizado com informações completas e reais.
- Gerenciamento – em posse das informações necessárias e metas estabelecidas, é hora de colocar em prática o planejamento, gerenciando cada etapa.
- Execução – como no ponto anterior, é hora de executar o que foi planejado.
- Controle – esteja a par de todos os processos e acompanhe a produtividade, manutenções necessárias, estoque, entregas.
- Monitoramento – realize auditorias periódicas.
- Coordenação – seja parceiro de sua equipe. Esteja em sintonia com eles e acompanhe passo a passo, direcionando-os ao melhor resultado possível.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos, quando executado de perto, é capaz de proporcionar uma elevação no nível de satisfação dos clientes. Hoje em dia, existem tecnologias, como o sistema ERP, que realizam esse tipo de atividade de forma mais automatizada.
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