Formar preço de venda com sistemas de gestão integrados (ERP) é um método mais viável para as empresas, pois eles têm recursos omnichannel que ligam todas as áreas de uma empresa, como contabilidade, financeiro, CRM, cadeia de suprimentos, estoque e manufatura e muito mais.
Isso garante uma boa experiência do cliente e simplifica a interação entre empresa e consumidor em todos os canais de comunicação. Como resultado, a precificação omnichannel gera melhores insights de negócios e elimina gargalos na jornada de compra.
Neste cenário, sistemas ERP são ideais para realizar precificação assertiva e omnichannel, ou seja, uma abordagem que fornece informações de preços consistentes aos clientes em todos os canais e em tempo real. Acompanhe este material para entender melhor.
Como o ERP auxilia na coleta de dados e insights?
As soluções ERP, como o SAP Business One (SAP B1), coletam, armazenam e sincronizam dados, tornando as informações acessíveis a todos em uma organização. Isso significa simplificar processos, promover estratégias baseadas em dados e aumentar a eficiência geral.
Assim, as empresas obtêm um fluxo de informações único e consistente, pois as informações coletadas geram insights, que são filtrados e armazenados para proporcionar ações mais rápidas, efetivas e assertivas.
Coletar os dados sem organização cria acúmulo desordenado de informações, que não geram valor algum. O SAP Business One ajuda a centralizá-las e cruzar informações para nortear as ações de negócio.
Veja os recursos de cruzamento de dados do SAP Business One para ter uma precificação assertiva e guiar as estratégias de negócios:
- Previsão de demanda: uma análise do comportamento do consumidor.
- Alocação de recursos: aprimoramento de atendimento, compra e vendas de produtos.
- Perfil do cliente: análise de dados reais para conhecer o público e aperfeiçoar as estratégias de negócio.
- Reação rápida: recurso para verificar as mudanças no mercado e agir de maneira eficaz.
- Indicadores: monitoramento de indicadores de concorrência e outras áreas, a fim de gerar insights.
A partir disso, o SAP Business One permite relatar todos os aspectos do custo do produto, bem como a lucratividade. Isso porque ele se integra em toda a empresa para fornecer visualizações do preço de venda de um produto, custos gerais e margens de lucro.
Os relatórios personalizáveis do SAP B1 disponibilizam visualizações diárias, semanais, mensais e anuais sobre quaisquer dados. Além disso, a solução pode armazenar dados de custo e preço de venda para demonstrar como o lucro está mudando ao longo do tempo. Isso gera insights sobre a lucratividade cliente a cliente.
Como o SAP Business One ajuda a formar preço de venda e omnichannel
A maioria das empresas em crescimento conseguem calcular o custo das mercadorias para produtos simples. Mas, uma vez que um item se torna mais complexo devido à escassez de matéria-prima, mudanças no mercado etc., formar preço de venda passa a ser um desafio.
De acordo com o estudo Become An Insigths-Driven Business, 37% das empresas não conseguem ter uma visão dos clientes no omnichannel, 41% dos dados coletados são estruturados demais, o que impede uma análise assertiva, e 52% têm consistência entre fontes e dados.
Isso acontece porque se uma empresa não entende os verdadeiros custos de seus produtos, ela também não consegue ter uma precificação assertiva e competitiva. Realizar este processo de forma errônea e sem embasamento leva a margens de lucro baixas ou até perda de negócios.
Neste contexto, o SAP B1 realiza um excelente trabalho de rastreamento de todos os custos relacionados aos produtos com base em dados reais, o que ajuda a formar preço de venda de maneira eficaz.
O sistema analisa os dados e gera um relatório para acompanhar a eficiência do negócio. Ele permite identificar falhas em toda a organização e centraliza as informações para todos os usuários.
Isso permite ter uma compreensão confiável do custo e ajuda a agir em cenários de mudança de mercado em rápida mudança. Ou seja, contar com precificação assertiva e omnichannel é a chave para ter uma operação mais eficiente e melhores resultados de negócios.
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