O controle de estoque é uma operação importante para acompanhar o fluxo de entradas e saídas de produtos, garantindo que a disponibilidade de itens seja adequada para atender novas demandas.
Afinal, erros podem causar problemas produtivos e financeiros para a empresa. Por isso, a importância de um controle estratégico, que mostre o cenário real do estoque.
Neste texto, você entenderá a importância do controle de estoque, as principais práticas para realizá-lo de maneira estratégica com o SAP Business One.
Qual a importância de um controle de estoque?
A gestão do estoque tem um papel fundamental no plano estratégico do negócio, como dito anteriormente, consiste no controle e organização de insumos, matérias-primas e mercadoria finalizada.
Em contrapartida, em algumas empresas ainda é comum que o controle seja limitado apenas a um checklist. Mas para evitar chances de erros, investir em um sistema de controle de estoque para informatizar os processos internos, eliminando o uso de papéis e planilhas, ganhando mais agilidade na produção é essencial para ter uma gestão eficiente e assertiva.
Por isso, toda empresa precisa entender a importância do controle de estoque e colocá-lo em prática.
Principais métodos de controle de estoque
Um bom gerenciamento inclui o controle de entrada e saída, o monitoramento da rotatividade de estoque e integração com outros setores.
E para isso, são utilizados métodos para controle de estoque:
PEPS
Significa “primeiro a entrar, primeiro a sair” esse método, segue ordem cronológica, dessa forma, os produtos que entraram primeiro no estoque saem antes dos que chegaram depois.
UEPS
Essa sigla significa “último a entrar, primeiro a sair”. Esse modelo é inverso ao anterior, pois os itens que entraram por último no estoque saem primeiro conforme a chegada de pedidos.
Just in Time
Esse método garante um estoque mínimo, para reduzir custos. Porém, é de suma importância ter um sistema de gestão adequado, que auxilie na previsibilidade e não faltem itens para atender novas demandas.
Curva ABC
É um modelo de estoque que tem como base três fatores: giro de estoque, faturamento e lucratividade.
A: giro de estoque razoável, com alto faturamento e lucratividade
B: alta rotatividade de estoque, com faturamento alto e lucratividade razoável.
C: Pouca vazão, com pouca lucratividade e faturamento.
Sistema WMS
Após escolher um método de controle de estoque, é essencial contar com um sistema WMS, pois ele permite automatizar as operações e aumenta a eficiência de armazenagem.
Automatize o controle de estoque com a ajuda de um ERP
Um bom sistema de gestão empresarial (ERP) é fundamental para o controle eficiente de estoque, pois permite centralizar os processos e gerenciar dados detalhados em uma única solução.
A Uppertools oferece as soluções SAP Business One e BR One, que ajudará a empresa na gestão de compras, estoque e armazenagem, além de fornecer informações em tempo real, permitindo tomada de decisões estratégicas e aumento da produtividade e competitividade da organização.
Com o SAP B1 é possivel:
- Visualizar saldos de contas e análises de compras, mantendo informações detalhadas sobre a compra de itens com listas de preços e informações sobre impostos
- Sincronizar em tempo real os recebimentos de mercadorias e nível de estoque
- Realizar o planejamento de compras com facilidade
- Criar faturas automáticas de contas a pagar de um pedido
- Reduzir custos
- Otimizar relacionamentos da cadeia de suprimentos
- Administrar faturas de contas a pagar, cancelamentos e nota de crédito
- Planejar as necessidades de material
Acompanhar cada etapa da operação garantindo mais eficiência, controle e otimização das operações, é fundamental para o sucesso e crescimento da empresa.
Experimente o SAP Business One e o BR One para gerir seu estoque!
Agora que você sabe qual a importância do controle de estoque e alguns métodos de armazenagem, que tal ter um software que pode te ajudar a otimizar essa tarefa?
Quer saber mais sobre como a Uppertools pode te ajudar a utilizar o SAP Business One por completo? Então fala com a gente!