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4 conceitos de negócios básicos

Não há uma maneira certa de gerir um negócio e existem centenas, talvez milhares de perfis de gestores. Porém é um fato que todas as empresas de sucesso parecem seguir alguns princípios básicos, mesmo que optem por maneiras diferentes de administrar. Estes princípios nasceram da longa experiência de empreendedores ao longo dos anos, que entenderam quais práticas eram eficientes e quais poderiam prejudicar o sucesso de longo prazo.

Conheça os 4 conceitos de negócios básicos, que todo gestor deve saber.

1. Conheça o seu mercado

O primeiro passo para ter um negócio de sucesso é conhecer detalhadamente como funciona o mercado em que sua empresa está inserida. Em relação aos clientes, você precisa entender quais são suas necessidades, como compram e de que maneira você pode oferecer um produto ou serviço que seja mais atraente do que o dos seus concorrentes.

Para isso, também é fundamental compreender o funcionamento da sua concorrência. Isto lhe dará uma grande vantagem, não só por saber quais são as ações de sucesso de outras empresas da sua área, mas para entender o que não deu certo. Lembre-se sempre que sua empresa não é uma ilha, o sucesso dela depende diretamente do contexto do mercado em que está inserida.

2. Busque os melhores parceiros

Por melhor que seja o gestor, ele sempre vai precisar de bons parceiros para ter uma empresa de sucesso. Não ache que você conseguirá fazer todo o trabalho sozinho! Bons parceiros, além de ajudarem no dia a dia do seu negócio, podem vir a desempenhar melhor do que você algumas tarefas-chave.

A busca de bons parceiros envolve, entre outras coisas, a escolha de sócios com visão semelhante à sua, funcionários adequados à política da empresa e fornecedores nos quais você possa confiar.

3. Saiba priorizar

O Princípio de Pareto, desenvolvido por um economista italiano chamado Vilfredo Pareto, diz que 80% das consequências são geradas por 20% das ações. Mas o que isso tem a ver com o mundo dos negócios? Na verdade, tudo! Como gestor, é essencial entender quais são os processos mais importantes para sua empresa, aqueles 20% que vão gerar a maior parte dos resultados. Foque a maior parte do seu tempo e energia nesses 20%!

O trabalho duro é essencial, mas ainda mais importante é o trabalho inteligente. Não adianta gastar grande quantidade de tempo e energia em questões que não gerarão resultados. Trabalhe duro, sim, mas principalmente nas coisas que vão fazer sua empresa crescer e vender mais.

4. Nunca deixe de pensar em inovação

O sucesso de uma empresa é um processo contínuo, que deve ser trabalhado dia após dia. Por isso, mesmo que alcance bons resultados, o gestor não deve jamais achar que o sucesso de longo prazo está garantido. Em um mercado cada vez mais competitivo e de escala global, em pouco tempo pode surgir um concorrente com um produto ou serviço melhor e mais barato, que acabe atraindo rapidamente os seus clientes.

Por isso, a inovação deve ser um processo constante na empresa. Pesquise, leia sobre o seu mercado e dê a liberdade para seus funcionários e parceiros trazerem novas ideias. A inovação não é necessariamente a criação de um produto revolucionário; ela pode estar em um pequeno detalhe no atendimento, no design ou até mesmo nos processos internos de trabalho.

Gostaria de compartilhar suas dúvidas e dicas com outros leitores? Lembrou-se de outros conceitos de negócios que não mencionamos no post? Deixe seu comentário!

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