Atualmente, o grande diferencial competitivo das organizações são seus colaboradores, a forma como eles percebem a empresa e a relação colaborador/empresa. O cuidado com o cliente não é mais o diferencial competitivo — afinal, toda empresa que está no mercado já tem essa premissa e, por isso, as que são destaque estão focando em outro aspecto.
O novo CCC é o cuidado com o colaborador e manter a motivação da equipe em alta. As organizações estão cada vez mais preocupadas em aprender como se relacionar e tratá-los melhor — e uma das formas de manter a motivação da equipe em alta é investir em sua capacitação.
Dar valor ao seu funcionário é uma forma de ter uma produção ou execução de um serviço melhor, mais eficiente e com menos problemas. Imagine um funcionário que está desmotivado, não dá valor à empresa ou está estressado com suas condições de trabalho — ele não vai levar uma boa experiência de compra ou de prestação de serviço ao cliente.
Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos quatro maneiras de capacitar sua equipe e manter seus colaboradores motivados. Vamos lá?
Conheça seu colaborador
Somente conhecendo seu colaborador é possível detectar falhas ou dificuldades que ele possa ter ao executar sua função. A partir desse diagnóstico, um treinamento especializado para a sua necessidade pode ser indicado.
Muitos patrões têm a ideia de que se a pessoa não sabe fazer tal função, ele deve ser demitido para que outra entre em seu lugar. Porém, capacitar esse funcionário é mais fácil e menos custoso para a empresa — além de ser uma atitude mais humana.
Dessa forma, com certeza, o colaborador ficará mais feliz com a empresa e mais motivado a desempenhar sua função com empenho e eficiência — pois ele percebeu que a organização se preocupa com ele. Essa imagem positiva será passada de boca em boca dentro da organização, criando um ambiente mais favorável.
Dê feedbacks úteis
Já se foi o tempo em que um erro deveria ser reprimido e punido — esse tipo de atitude não cabe nos tempos modernos! É preciso entender que as pessoas cometem erros. Em vez de xingar, humilhar e exigir melhora, é muito mais interessante e respeitoso conversar com o colaborador, tentar entender o que aconteceu e procurar, junto com ele, soluções para o problema.
O colaborador se sentirá bem melhor se a empresa mostrar confiança em sua melhora, e que está disposta a lhe ajudar com suas dificuldades. Além disso, nunca se esqueça dos feedbacks positivos, principalmente para colaboradores que superaram adversidades ou problemas. Reconhecer os méritos de um colaborador o encoraja a atingir objetivos ainda maiores, sendo um fator chave para a motivação da equipe.
Comemore e compartilhe as vitórias
Quando um objetivo é alcançado, o feito deve ser comemorado e compartilhado com todos da organização. Afinal, todo trabalho é resultado de um conjunto de pessoas que realiza um conjunto de ações. O egoísmo de se vangloriar sozinho por uma meta alcançada só traz desunião, desmotivando os colaboradores que deram seu suor pela organização.
Todas as pessoas adoram ser reconhecidas pelos seus feitos — então, premiar e incluir todos os colaboradores envolvidos é essencial para manter a motivação em alta.
Ofereça treinamento aos colaboradores
Sempre que um membro da empresa passa por um treinamento, ele se sente mais útil e mais capacitado para executar sua função. A confiança é um fator primário para manter um colaborador motivado — portanto, invista sempre na atualização do conhecimento e na capacitação da equipe. Além de ficar mais confiantes, dessa forma, os funcionários sentem que a empresa se importa com seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Gostou das nossas dicas de motivação e capacitação da equipe? Já implementou alguma delas na sua empresa? Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!