Sabemos que todo gestor almeja melhores resultados nas suas empresas, mas não é possível alcançar esse objetivo utilizando os mesmos recursos. Tendo isso em vista, é necessário inovar o ambiente industrial por meio de técnicas, ferramentas e novas tecnologias.
À medida que ocorre o crescimento empresarial, os processos industriais vão ficando cada vez mais complexos, pois a gestão de funcionários, atividades e máquinas demandam mais atenção. Dessa forma, é fundamental fazer o uso de ferramentas que auxiliarão os processos, como as de integração, controle, segurança e reparo.
Além de facilitar e garantir a melhoria de processos industriais, muitas ferramentas atuam como um diferencial para sua empresa, pois a coloca à frente da concorrência, proporciona dados mais precisos para auxiliar nas tomadas de decisão, assegura mais segurança aos colaboradores e elimina perdas e desperdícios.
Pensando em impulsionar o seu ambiente industrial, selecionamos 6 dicas de excelentes ferramentas para aperfeiçoar a gestão dos processos. Confira!
1. ERP (SAP)
O SAP é um software de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) cuja função é integrar todas as informações e os processos da empresa e centralizá-los em um único sistema. Com isso, você não precisará mais ter uma planilha para cada setor, como uma de vendas, uma de estoque e uma de finanças, já que o ERP integra todas as áreas. Ao aderir a essa ferramenta, ela será instalada nos computadores da fábrica ou hospedada na nuvem.
O ERP auxiliará os processos industriais por meio da otimização dos equipamentos e do acesso ágil às informações e dados. Isso faz com que o seu negócio se livre do retrabalho e dos empecilhos nas tomadas de decisão.
2. TPM
O TPM (Total Productive Maintenance) é um método de gestão que visa aumentar a qualidade dos produtos ao mesmo tempo que elimina os desperdícios na produção e maximiza a utilização das matérias-primas disponíveis.
Esse método é baseado no comportamento humano e compreende que a praticidade, manutenção e disponibilidade das máquinas e equipamentos são essenciais para garantir um ambiente produtivo e um produto de alta qualidade. Assim, o TPM é focado em algumas estratégias, como:
- maximizar a eficiência dos sistemas produtivos;
- minimizar as perdas durante a execução de tarefas;
- envolver todos os funcionários no método TPM;
- assegurar o mínimo de falhas, defeitos e acidentes.
Para implantar o TPM é preciso uma mudança na cultura da empresa, pois será necessário rever o comportamento e atitudes dos colaboradores, a fim de integrar a mão de obra com o equipamento, produto e todos os setores.
3. MRP
O MRP (Material Requirements Planning) é uma aplicação para gestão de produção baseada em dados reais. Ou seja, com essa ferramenta são feitos cálculos baseados nas projeções das demandas para diminuir o desperdício e otimizar o controle do estoque de matéria-prima. Isso facilita as tarefas do setor de estoque, uma vez que, com o MRP, não será mais um desafio garantir que os materiais estejam sempre disponíveis no momento adequado, nem eliminar estoques excessivos.
A automação do planejamento de materiais gera mais agilidade nos processos e muito mais benefícios, pois o ERP:
- otimiza o tempo para calcular a necessidade de materiais em cada processo;
- reduz as falhas humanas a quase zero;
- diminui os custos de estoque e fabricação.
Com o sistema,você não precisa mais depender de dados antigos para projetar as suas compras. Dessa forma, as chances de errar nesse processo são menores.
4. MES
O MES (Manufacturing Execution System) é um sistema que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais (hardware e software), baseadas em inteligência de TI, capazes de automatizar e integrar as etapas dos processos produtivos da fábrica. O MES pode ser aliado ao sistema ERP para melhorar todo o processo de integração, visto que tem informações originadas do chão de fábrica.
Esse sistema objetiva principalmente identificar os aspectos necessários para que a indústria possa prestar melhoras serviços para os seus clientes. Além disso, veja algumas funções do MES que podem garantir a melhoria dos processos industriais:
- coletar dados;
- controlar materiais e documentos;
- planejar;
- gerir a mão de obra e a qualidade dos serviços;
- analisar desempenho.
5. 5W2H
É uma ferramenta de gestão caracterizada como uma lista de perguntas importantes para desenvolver um projeto ou resolver um problema. As perguntas são:
- O que será realizado?
- Por que isso será realizado?
- Onde será realizado?
- Quando será realizado?
- Quem realizará?
- Como será realizado?
- Quanto custará a realização do projeto?
Com isso, podemos perceber que o 5W2H é um guia completo que auxilia desde a definição do objetivo da tarefa até a sua execução de forma objetiva pelos responsáveis. Isso resulta na economia de recursos e materiais, na eficiência ao implantar ideias e no aumento da produtividade.
6. CRM
O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta de gestão de relacionamento com os clientes. Com ela, é possível armazenar informações armazenar informações sobre esses clientes e criar estratégias para melhorar tanto o relacionamento quanto as vendas.
O setor de marketing, por exemplo, pode desenvolver técnicas baseadas nos gostos dos clientes e oferecer um produto personalizado, o que proporcionará uma relação mais próxima com o consumidor.
Ao usar o CRM, seus clientes serão filtrados por suas características, como o tipo de negócio que fazem com sua empresa, a sua localização, assim como outros critérios. Isso ajuda as indústrias a direcionarem um atendimento específico para cada um deles.
Com isso, você pode perceber que para garantir a melhoria de processos industriais é preciso inovar e implantar técnicas que proporcionem automação ao seu ambiente. Além das ferramentas citadas no texto, há tecnologias de ponta que podem tornar as fábricas muito mais ágeis nos seus procedimentos, como a internet das coisas (IoT) na Indústria 4.0, a qual pode transformar seu negócio em um meio totalmente digital, em que os aparelhos e as máquinas estão totalmente interligados entre si.
Então, ficou interessado em saber como a IoT pode impulsionar o seu processo de Industria 4.0? Baixe agora mesmo nosso e-book “Guia completo: A era da Indústria 4.0” e continue aprimorando seu conhecimento sobre a automação e a melhoria de processos industriais.