A Cultura Organizacional é fundamental para a corporação. Ela traz valores, uma missão, intenções e ideias básicas para orientar as ações de trabalho. É um elemento muito importante para motivar, criar um bom clima na empresa e orientar os colaboradores na realização de boas atitudes.
Mas afinal, o que é a Cultura Organizacional? Como ela contribui com a produtividade? E que cuidados se deve ter para estruturá-la bem?
O que é a Cultura Organizacional?
A empresa é um grande sistema e ela dialoga com outros meios. Na sua idealização e em seu desenvolvimento, uma cultura interna se desenvolve, baseada principalmente nos ideais de seus fundadores.
Assim, a Cultura Organizacional é o conjunto de valores, crenças, hábitos, políticas e práticas dentro de uma corporação. Ela é desenvolvida a partir de um consenso entre as pessoas, normalmente a partir daquilo que o idealizador do negócio apresenta.
Além disso, ela é fundamental para estabelecer uma forma de agir de cada colaborador e também a nível macro, envolvendo a organização como um todo. A Cultura da Empresa se transforma com o tempo, por influências de grupos e tendências, da tecnologia e das novas ideias que vão surgindo na sociedade.
Qual a importância de investir na Cultura Organizacional?
Investir em uma Cultura Organizacional é muito importante para:
- As relações da equipe;
- Os tipos de decisões a serem tomadas;
- As condutas dos profissionais.
Ela vai auxiliar o colaborador, por exemplo, a:
- Ser mais ético;
- Respeitar os colegas;
- Não se envolver com jogos de exclusão e “fofocas”;
- Não competir de forma desleal.
Com os processos decisórios, a Cultura Organizacional bem estabelecida direciona para melhores escolhas.
Por exemplo, quando a sustentabilidade é um dos valores fundamentais da corporação, os gestores não aceitam gerenciar projetos que sejam agressivos à natureza e à comunidade. O respeito ao meio ambiente, então, torna-se uma referência, inclusive na hora de idealizar projetos.
A Cultura da empresa é incorporada pelos profissionais e passa a ser parte do conjunto de valores que eles usam para embasar suas ações, decisões, seu raciocínio e seu pensamento. E ela é, ainda, uma ferramenta fundamental para se ter um time mais ético, motivado, produtivo e proativo.
Como a Cultura Organizacional ajuda na produtividade da empresa?
A Cultura Organizacional contribui com muitos fatores e, em consequência deles, impacta diretamente sobre a produtividade.
- Clima organizacional: a Cultura da empresa favorece um bom clima no trabalho. E isso é fundamental para trazer mais satisfação, bem-estar e motivação para os profissionais. Os colaboradores, uma vez que estão se sentindo valorizados e atuam em meio a boas relações, têm resultados melhores. Além de que, em um ambiente bom, todos cooperam mais, ajudando uns aos outros e trabalhando com sinergia. Com esses fatores, a produtividade é uma consequência natural;
- Raiz de atitudes: os melhores valores empresariais se enraízam nos colaboradores, promovendo boas atitudes. A Cultura Organizacional se assimila bem à postura do profissional, que passa a refleti-la em suas ações, condutas e ideias. Por isso, é importante também que ela seja muito positiva, embasada em valores humanos e no respeito. A produtividade, dentro desse ponto de vista, é consequência de ações pautadas em princípios: a produção é sempre marcada pela qualidade, gerada da forma correta e ética. Com isso, o retrabalho e advertências são minimizados;
- Imagem da empresa: uma boa Cultura Organizacional gera uma imagem muito positiva para a corporação. E o colaborador vai se sentir parte disso. Afinal, são as pessoas que trabalham na organização que fazem essa cultura acontecer. Isso é um grande fator de motivação, satisfação e de orgulho, o que impacta diretamente nos rendimentos;
- Identificação: quando o colaborador se identifica com a Cultura da Empresa — acreditando na forma como ela funciona e atua —, ele trabalha melhor. Isso porque ele se sente coerente com seus valores, age de acordo com aquilo que acredita e sabe que o seu trabalho traz algo de positivo para a sociedade. Isso é um grande fator de motivação, gerando uma produção mais efetiva e com mais qualidade.
O que é importante pensar para promover uma boa Cultura Organizacional?
A Cultura Organizacional é um elemento fundamental para a corporação, o que não significa que ela também não ofereça desafios.
Quando um profissional, por exemplo, não consegue se adaptar à essa cultura, surgem dificuldades. Afinal, o colaborador é um representante da corporação e se ele destoa dos valores e ideais dela, aparece uma incoerência, que impacta a imagem da organização.
Isso também afeta o recrutamento e a seleção. Às vezes o candidato tem potencial, mas é muito incompatível com a Cultura Organizacional. Assim, os valores e ideias da corporação se tornam também um dos critérios considerados na escolha de colaboradores.
É preciso também deixar a Cultura visível, seja nas reuniões, avisos, murais ou e-mails, para que os profissionais tenham a oportunidade de aprendê-la e para que saibam o que é esperado deles.
E é importante ainda atualizar a Cultura Organizacional, procurando acompanhar as mudanças. As corporações precisaram, por exemplo:
- Assimilar novas tecnologias;
- Garantir um tratamento mais humanizado aos profissionais;
- Adotar condutas de sustentabilidade em seus valores.
Mas lembre-se de que atualizar não é abandonar uma essência, mas sim, incluir novas tendências que revelam um potencial positivo, tanto para a empresa quanto para a sociedade.
A Cultura organizacional é o conjunto de valores, pressupostos, ideais, normas e símbolos que uma corporação traz com ela. E isso é desenvolvido pelas lideranças, mas é colocado em prática em cada atitude da organização e pela ação de cada profissional.
Uma boa Cultura Organizacional favorece muito a produtividade. Ela ajuda:
- Mantendo um bom clima organizacional;
- Incentivando boas atitudes;
- Promovendo a identificação do colaborador com a empresa;
- Trazendo mais motivação.
Todos esses fatores potencializam a produtividade, além de melhorar a qualidade do trabalho.
É preciso ter cuidado também para divulgar bem a Cultura da empresa e atualizá-la com o tempo, sem perder de vista a essência da corporação. Assim, ela será capaz de promover bons resultados.
E então, gostou de saber mais sobre a Cultura Organizacional e seus impactos para a produtividade na empresa? Deixe o seu comentário!