As aplicações da Inteligência Artificial (IA) têm sido implementadas amplamente nas empresas para otimizar a gestão e a operação dos mais diversos setores. Isso é possível por meio da automação de várias tarefas de monitoramento e de integração. Afinal, a lA é uma tecnologia baseada no aprendizado de máquina, isto é, na capacidade de alguns softwares de aprenderem a executar novas tarefas e funções com base na experiência, ou de otimizar seu trabalho automaticamente.
Desse modo, as empresas estão conseguindo substituir a mão de obra humana em atividades mais simples e repetitivas, realocando os colaboradores onde eles realmente fazem diferença por sua inteligência e criatividade. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o nosso post!
Por que a IA está ganhando cada vez mais destaque nas empresas?
A IA está conseguindo substituir o trabalho humano em tarefas descomplicadas, as quais impactavam pouco nos resultados das empresas, mas eram essenciais para as operações. Assim, era preciso gastar a valiosa mão de obra humana para atividades que não precisavam de nossa grande capacidade cognitiva, como:
- integração de dados entre sistemas: hoje em dia, robôs de processos conseguem copiar dados de um sistema para outro sem a intervenção humana. Antigamente, era preciso destacar um time de funcionários somente para copiar dados entre tabelas e planilhas;
- atendimento ao cliente: há determinadas interações e operações que não precisam de um atendente físico. Por exemplo, perguntas sobre horário de funcionamento ou formas de pagamento podem ser respondidas automaticamente sem causar insatisfação do consumidor. Sobrecarregar o time de atendimento com esse tipo de demanda reduzia sua produtividade e impedia que um cliente com um problema importante fosse atendido.
Portanto, a IA está sendo implementada para otimizar as operações das empresas, trazendo mais confiabilidade e agilidade.
Quais as principais aplicações da inteligência artificial no mercado brasileiro?
Gestão empresarial
Há centenas de aplicações da inteligência artificial na gestão empresarial, que atendem desde os setores de gestão da cadeia de suprimentos até as vendas e o RH:
- cadeia de suprimentos: é possível monitorar em tempo real o fluxo de estoque, a frota de veículos e as entregas aos clientes. Com isso, são obtidas várias métricas que podem identificar gargalos e ineficiências e calcular rapidamente o ciclo de vida de cada insumo e produto;
- RH: a IA também pode monitorar as atividades de cada colaborador em tempo real, com indicadores de performance e de desempenho. Desse modo, pode-se identificar aqueles que precisam de um feedback imediato, elaborar programas de motivação etc.;
- vendas: você terá uma visualização instantânea e completa da entrada e saída de produtos. A partir de relatórios de vendas, podem ser executadas várias análises importantes sobre a demanda, a lucratividade, o Retorno sobre Investimentos etc.
Assim, os gestores terão, constantemente, materiais atualizados para corrigir rumos ou implementar ações para que seu negócio consiga realizar todos os objetivos e metas do planejamento estratégico. É a integração do monitoramento de processos em uma única ferramenta que é capaz de buscar os dados ativamente.
Tomada de decisões
Geralmente, as melhores aplicações de inteligência artificial funcionam integradas ao Big Data, uma ferramenta que analisa gigabytes de dados em alguns segundos para gerar insights corporativos. Assim, os softwares baseados em IA estão constantemente coletando as informações das mais diversas fontes — seu e-commerce, suas redes sociais, seu ERP, entre outras — para alimentar o Big Data. Então, o gestor poderá executar análises completas sobre várias áreas da empresa.
Isso é essencial para a tomada de decisões. Estamos vivendo na época do data-driven, isto é, decisões importantes não são mais feitas somente com base na intuição de algumas pessoas. É preciso olhar o que os dados estão dizendo sobre demanda, efetividade, produtividade, lucratividade e desempenho antes. Isso reduz a chance de erros significativamente!
Comunicação e atendimento
Os robôs de atendimento são conhecidos popularmente como chatbots. Eles estão se tornando cada vez mais onipresentes tanto nos atendimentos virtuais quanto nos telefônicos. Eles estão mais inteligentes e podem oferecer uma interação humanizada, de forma que seus clientes não conseguirão perceber a diferença entre a máquina e uma pessoa.
Além de interagir, eles podem executar comandos simples, como realizar o cancelamento de um pagamento, requisitar o diagnóstico e a atualização de um equipamento ou de um sistema, redirecionar para um atendimento mais específico etc.
Mecanismos de segurança
O futuro da segurança digital passa pela inteligência artificial. Hoje em dia, a maior parte dos softwares de segurança é baseada na identificação de algoritmos maliciosos por meio de varreduras sistemáticas. A IA, por outro lado, consegue aprender quais são as ações e modificações que os hackers fazem para acessar os dados. Então, quando houver uma ação semelhante, o robô vai identificá-la e interrompê-la antes que gere mais dados.
Em um exemplo simples, geralmente, os hackers descobrem a senha por meio de programas que testam várias combinações até encontrar a certa. Um robô facilmente identificaria que está havendo um excesso de tentativas e bloquearia qualquer nova tentativa de login.
Marketing e vendas
O marketing digital depende bastante da automação para ter maior agilidade e, portanto, uma responsividade adequada para atrair e fidelizar clientes. As ferramentas de inteligência artificial conseguem coletar os dados das interações com o usuário (e-mail, e-commerce e redes sociais), de histórico de compras, de relatórios de atendimento etc. A partir deles, conseguem elaborar um relatório completo sobre o perfil e as dores de um cliente. Assim, você consegue fazer campanhas mais personalizadas e persuasivas.
Quais os principais desafios e barreiras para implementar a tecnologia?
Implementar novas tecnologias é uma tarefa essencial para todo e qualquer negócio, mas isso não significa que o processo de transição seja fácil. Desse modo, é imprescindível contar com uma empresa especializada para garantir o sucesso. Um bom parceiro cuidará de todos os pontos sensíveis:
- consultoria para adaptar o fluxo de trabalho e os processos às novas tecnologias;
- capacitação e treinamento dos funcionários para que eles saibam como utilizar cada funcionalidade para realizar o planejamento estratégico da empresa;
- integração dos diversos sistemas digitais que sua empresa utiliza no momento etc.
Assim, você terá a certeza de que colherá todos os benefícios prometidos pela inteligência artificial. Ao mesmo tempo, durante o processo de implementação, não haverá queda da produtividade ou interrupção das atividades.
Portanto, as aplicações da inteligência artificial nas empresas estão permitindo uma grande revolução em termos de produtividade e desempenho. Em alguns anos, todos os negócios contarão com alguma ferramenta de IA nas suas operações. Por isso, o quanto antes você implementá-la, mais benefícios colherá em termos de vantagem competitiva para superar seus concorrentes.
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