A sua empresa faz o apontamento de produção dos produtos comercializados? Não sabe do que estamos falando? Trata-se de uma excelente ferramenta para mitigar erros e corrigir falhas de maneira rápida e proativa, que com certeza fará muita diferença nos resultados do seu negócio. Acompanhe!
Apontamento de produção é o processo de registrar todas as etapas que um produto percorre na linha de produção. Ou seja, registrar, do início ao fim, desde o terminal de apontamento, identificar ocorrências inesperadas e indesejadas, fazer o rastreamento do produto, corrigir falhas, desperdícios e gargalos no processo fabril.
Portanto, o apontamento de produção reúne informações de todas as partes envolvidas no processo produtivo. Consequentemente, se assemelha ao trabalho de um gestor. O apontamento de produção é um dos pilares da gestão industrial e muitos o consideram o coração da gestão da empresa. Com os dados coletados, é possível tomar diversas decisões importantes e auxiliar processos vitais, como:
- Planejamento e controle da produção
- Programação e reprogramação da produção
- Gestão de estoque
- Rastreabilidade
- Gestão de custos
Ao longo do texto, nos aprofundaremos mais no tema para mostrar a importância de adotar o apontamento de produção em sua organização.
Apontamento de produção: importância e benefícios para a gestão de produção industrial
Embora o conceito do apontamento de produção seja fácil. Nos detalhes, está a importância de seu uso no dia a dia de uma indústria. Por isso, a seguir, elencamos 6 principais exemplos de como ele pode ajudar na gestão de produção industrial de sua empresa:
1. Acompanhamento de produção – Tenha as informações necessárias para acompanhar a produção da sua fábrica, mesmo que você não esteja necessariamente onde tudo acontece. Em posse dessas informações, poderá responder com muito mais propriedade às seguintes questões:
- Em qual etapa da produção está determinado produto?
- Como está o progresso do pedido daquele cliente?
2. Controle da produção – É impossível falar de controle sem pensar em planejamento, e isso implica a comparação entre o planejado x realizado. Com o apontamento de produção, é possível ter esse nível de controle, comparando informações como:
- Início/fim previsto x início/Fim real, considerando a data e hora programada no seu sistema de gestão.
- Tempo total previsto x tempo total realizado, além de ter a possibilidade de tomar uma ação para ajustar a rota em tempo real, caso seu prazo esteja próximo ou já tenha se excedido.
3. Rastreabilidade de produtos – Esteja a par do início e fim de cada etapa da produção, além de máquinas e operadores. Tendo em mãos essas informações, caso haja alguma inconsistência na inspeção final, por exemplo, é possível rastrear onde ocorreu o problema e tratar a causa: uma máquina desajustada ou um operador que necessita de treinamento.
4. Controle de estoque – Se você já utiliza um software que possua integração entre apontamento e estoque, sempre que um produto passar pelo terminal de apontamento será atualizado o estoque de forma automática. Afinal, a melhor maneira de manter o controle de estoque é se movimentar física e sistemicamente ao mesmo tempo.
5. Análise de produtividade – Se tempo é dinheiro, nada mais econômico do que poupá-lo. Ou melhor, controlar a produtividade, a exemplo de:
- Saber quando houve paralisação das máquinas? Por que ela aconteceu? O que pode ser feito para evitar essas paradas e aumentar a produtividade?
- Saber quanto cada colaborador está produzindo? E quanto tempo foi investido nessa produção?
- Quantas unidades foram de fato produzidas? Quais recursos foram utilizados para a produção?
6. Gestão de custos de produção – Reúna as informações necessárias para fazer uma apuração de custos reais de cada produto fabricado. Para isso, tenha em mãos quais materiais foram utilizados, quais operações foram realizadas e quantas falhas ocorreram.
Como você pode ver, é um controle 360 de toda empresa. Não à toa, o apontamento de produção é considerado o coração do chão de fábrica.
Tipos de apontamentos de produção
Agora que a importância e os benefícios do apontamento de produção estão mais claros, conheça os dois tipos de apontamentos:
- Apontamento de produção retroativo (manual) – Indicado para operações de curta duração, é utilizado quando as informações de produção são passadas para análise com atraso. As máquinas recebem fichas de produção e estas são coletadas periodicamente (dia, turno, hora). As informações apontadas nas fichas são digitadas em planilhas e/ou sistemas.
- Apontamento de produção em tempo real (pode ser automático) – nesse caso, as informações são passadas para análise em tempo real, ou seja, assim que uma atividade é iniciada ou finalizada o operador faz o apontamento. Geralmente, as indústrias que optam por esta modalidade possuem terminais de apontamento estrategicamente localizados.
As principais diferenças entre eles estão relacionadas ao investimento (infraestrutura, treinamentos) e ao tempo em que as informações são repassadas e recebidas. Quanto mais ágil for esse repasse, mais ágeis serão as decisões em casos de falhas. Outro ponto importante a ressaltar é que não será muito bem aproveitado um apontamento em tempo real automatizado, se sua empresa não dispor de um bom ERP para recepcionar essas informações.
Como a Uppertools pode ajudar a sua empresa?
Um bom sistema ERP oferece muitos benefícios diferentes, dentre eles, a integração de todos os departamentos, insights de grande alcance, rapidez da emissão de relatórios, mitigação de riscos, simplificação de TI e mais agilidade.
A Uppertools é especialista em soluções ERP e conta com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas das indústrias. Somos parceiros da SAP no Brasil e nosso time está pronto para entender e solucionar qualquer desafio para a melhor gestão das empresas.
Entre em contato conosco, garanta o auxílio que uma solução integrada pode oferecer a sua empresa e faça com que os resultados positivos sejam colhidos com ainda mais frequência, inteligência e agilidade.
Conecte-se com o time da Uppertools.