Informação é o recurso mais valioso de qualquer negócio. Empresas como o Facebook e o Google, por exemplo, utilizam os dados dos seus usuários para melhorar a experiência de navegação e oferecer ofertas personalizadas.
Essa análise de dados, no entanto, precisa contar com ferramentas que ajudem a selecionar tudo aquilo que faz sentido ou não. E é aí que entra o Business Intelligence.
Esse recurso tecnológico permite que as empresas coletem qualquer informação, analisem a sua relevância e transformem-na em oportunidades. Quer saber como essa estratégia funciona no dia a dia de um negócio? Então confira as nossas dicas!
O BI na prática
Se antes as empresas precisavam de profissionais com uma formação específica em TI e programação para lidar com bancos de dados e relatórios, hoje, todo o processo é feito de forma intuitiva, graças ao BI.
Você ainda deve estar se perguntando: mas como o Business Intelligence funcionará na prática para a minha empresa? A resposta é simples: a análise de dados com BI possibilitará uma nova forma de tomar decisões.
Em empresas que ainda utilizam o modelo de análise de relatórios semanais ou mensais, nem sempre a informação correta é destinada à pessoa certa em um tempo hábil.
Muitas vezes, o setor de TI coleta dados que poderiam ser utilizados pelo marketing ou pelas vendas, mas eles acabam se perdendo pelo caminho, o que representa uma perda de oportunidades.
Com o BI, os gestores podem detectar falhas no momento em que elas estão surgindo e aproveitar melhor os recursos disponíveis, de forma independente. Ou seja, não é mais preciso esperar outros departamentos para coletar informações e criar relatórios. Tudo é acessado em tempo real, e em qualquer lugar.
Por exemplo, uma empresa do ramo de moda pode utilizar os dados coletados e analisados para descobrir os produtos que precisam ser incluídos em estoque, a resposta do consumidor a uma campanha ou novo produto, as peças que possuem pouco índice de vendas, o movimento dos pontos de cada loja, e assim por diante.
Vantagens do BI para as empresas
Processar informações e criar métricas para otimizar gastos, tomar decisões mais acertadas e evitar estratégias que não trarão resultados satisfatórios é o que, no mundo empresarial ,denominamos como “inteligência de mercado” ou Business Intelligence.
Usar ferramentas de BI significa entender melhor o que funcionará para o seu negócio, conhecer os clientes, avaliar os concorrentes e avaliar o seu nicho de mercado. As principais vantagens trazidas por esse tipo de análise de dados incluem:
Antecipar tendências e reduzir as chances de erros
Para as empresas que querem garantir a sobrevivência e o crescimento no mercado, é preciso antecipar tendências e oportunidades, — principalmente, em um mercado ávido por inovação. Mas, na prática, fazer projeções para o futuro não é uma tarefa fácil.
Um dos melhores usos do Business Intelligence está em cruzar dados obtidos no ambiente interno e fora da empresa. Isso permite que as previsões se baseiem em fatos, e não apenas em suposições, o que diminui a chance de erros e aumenta o poder de projetar com clareza o que vem pela frente.
Agilizar a tomada de decisões
Como citamos anteriormente, uma das maiores vantagens da análise de dados com BI está no processo de tomada de decisões. Em vez de se concentrar no que a concorrência anda fazendo ou perder tempo com informações sem valor, as empresas podem se focar na sua própria realidade e buscar o que será diferencial para o negócio.
Decisões rápidas e acertadas são importantes para a prevenção e o controle de crises, para a inovação e para a melhoria de processos. Do ponto de vista do mercado, uma empresa que segue esse modelo é vista com credibilidade e possui uma enorme vantagem competitiva.
Aumentar a produtividade
As plataformas de Business Intelligence oferecem dashboards e painéis de controle que permitem uma visão completa sobre todos os setores e dados da empresa.
Toda análise é feita visualmente, o que permite simplificar processos e evitar perda de tempo com pesquisas em planilhas, arquivos e relatórios. Para as empresas e para os colaboradores, a junção desses fatores resulta em um aumento significativo de produtividade.
Evitar o desperdício de dados
Um dos principais problemas de empresas que não utilizam estratégias de Business Intelligence está no desperdício de dados. Com o advento da internet, estima-se que houve um aumento de 400% no desperdício de informações úteis, que poderiam fazer a diferença para as organizações.
O que acontece é que dezenas dessas informações são coletadas e armazenadas diariamente, mas acabam se perdendo, sem nenhuma utilidade prática.
Trata-se de um indicativo de despreparo das empresas para lidar com o volume de dados. Nesse caso, só o BI pode ajudar a contornar a situação, já que coleta dados de diferentes fontes — como sistemas ERP, CRM e arquivos de texto e documentos, transformando-os em indicadores e métricas muito mais concisas e eficientes.
Diminuir o tempo de reação ao mercado
Utilizar BI no ambiente organizacional permite que as informações das empresas não fiquem acumuladas em planilhas e arquivos, mas se transformem em ações com mais rapidez.
Essa prática é essencial para diminuir o tempo de reação de uma empresa ao que acontece no mercado, o que ajuda a atrair o público-alvo mais facilmente e a evitar a estagnação e desvantagem competitiva.
Melhorar o relacionamento com o cliente
Se a sua empresa consegue atender às expectativas dos clientes, responder com rapidez e eficiência as suas dúvidas e oferecer um atendimento de qualidade, dificilmente eles farão negócios com a concorrência. E essa é uma das principais vantagens do BI.
A análise de dados com essa ferramenta permite que toda a informação seja transformada em estratégias também do ponto de vista do cliente. Na prática, isso significa para a empresa entender melhor o seu comportamento, reclamações e interesses, com o intuito de fidelizá-lo e tornar o relacionamento vantajoso para ambas as partes.
E você, já conhecia as estratégias e principais vantagens trazidas pelo Business Intelligence para a sua empresa? Curta a nossa página no Facebook para acompanhar outras discussões sobre o tema!