Sabemos que algumas empresas hesitam em direcionar recursos para certificações e treinamentos para os seus times — afinal, são processos que envolvem tempo, dinheiro e planejamento. Contudo, o que muitos gestores não estão conscientes é de que essas capacitações são, na verdade, investimentos.
Elas dão um grande retorno para a empresa, pois promovem diversas melhorias no trabalho da equipe, como aumento da maturidade, ampliação de conhecimentos e capacidade de lidar com desafios.
Mas, afinal, como as os cursos e capacitações promovem qualificação profissional? Ficou interessado? Confira nosso post e saiba mais!
Como as certificações e treinamentos promovem a qualificação profissional?
Em primeiro lugar, as certificações e treinamentos são complementações da formação mínima necessária para o exercício das atividades profissionais. Logo, isso mune a equipe de ferramentas para que ela seja capaz de progredir, promover soluções, encaixando os saberes adquiridos no cotidiano de trabalho.
Assim, com as capacitações, o arsenal estratégico do colaborador aumenta. Ele adquire mais conhecimentos, tornando-se mais apto a lidar com os desafios que o trabalho oferece. Portanto, a qualificação profissional é um resultado direto dos cursos e treinamentos.
Que benefícios as certificações e treinamentos geram para a empresa?
Atualmente, as empresas têm se deparado com o desafio de ter muitos profissionais disponíveis para as vagas, mas que não possuem a qualificação necessária para o cargo. Diante disso, as certificações e treinamentos se tornaram diferenciais estratégicos para os colaboradores, promovendo o desenvolvimento de habilidades para o emprego.
Os benefícios das capacitações são vários. Vejamos, a seguir, quais são eles:
Agregação de valor pessoal
A qualificação profissional não possibilita apenas o desenvolvimento no campo da técnica. Com ela, o colaborador alcança também mais crescimento pessoal, pois capacitar-se envolve disciplina, humildade para reconhecer suas limitações, desejo de aprender mais, paciência e tolerância com adversidades.
Além disso, muitos cursos e treinamentos permitem a realização de atividades em grupo, o que possibilita mais aprendizagem no campo de relações humanas e o aprimoramento da habilidade de trabalhar em equipe.
Assim, a qualificação profissional promove um crescimento em aspectos comportamentais juntamente com a preparação técnica.
Aumento da qualidade do serviço e das possibilidades de atuação
As certificações e treinamentos oferecem mais preparo para o profissional desempenhar suas tarefas com qualidade. Além disso, elas auxiliam no enfrentamento de desafios e na capacidade de desenvolver soluções e estratégias.
Ainda, a formação complementar contribui para que o profissional tenha mais possibilidades de atuação, devido à aprendizagem e às habilidades desenvolvidas.
Melhorias na eficiência e velocidade
Outra consequência direta das capacitações é a equipe se tornar mais ágil na busca de soluções. Isso porque o conhecimento facilita o encadeamento de ideias e a ligação de fatos — com isso, acelera os processos. Assim, seu time se mostrará mais eficiente, capaz e com maior desenvoltura na construção de soluções, tornando o serviço mais ágil e produtivo.
Atualização da equipe
De fato, os profissionais não podem parar no tempo — é preciso acompanhar o fluxo de mudanças no mercado. Afinal, uma equipe sem certificações e treinamentos acaba se estagnando e assumindo um lugar de comodidade, enquanto a economia continua a se transformar.
E, nessa situação, os negócios tendem a ter problemas, não é mesmo? Quanto a isso, a formação complementar tem muito a oferecer, facilitando o acompanhamento da dinâmica do mercado. Assim, sua empresa não fica para trás, e pode avançar com inovações e estratégias sólidas.
Retenção de talentos
Oferecer uma boa qualificação para o time também é uma forma de reduzir a rotatividade e mostrar ao colaborador os benefícios de permanecer na empresa. Assim, ele perceberá sua importância para a corporação, ao ver que ela está investindo nele e acreditando em seu potencial.
Além disso, a aprendizagem contribui para melhorar o seu desempenho no trabalho, auxiliando-o no seu bem-estar, na melhoria da sua autoimagem e na sua percepção de que está progredindo. Todos esses fatores trazem mais motivação e valorização da empresa pelo talento.
Melhoria da imagem da corporação
Por fim, a organização que investe em cursos e capacitações para seus colaboradores alcança uma imagem muito positiva no mercado. Essa postura mostra que seus profissionais se reciclam e se atualizam, buscando aprender mais.
Aliás, o consumidor certamente tem mais confiança sabendo que a empresa inova e busca capacitar mais o seu time. Ainda, fornecedores e sócios também realizam transações e contratos com a empresa com mais segurança, tendo a consciência de que os gestores estimulam os profissionais a complementarem sua formação.
Em suma, a visão que a sociedade tem da empresa se torna a de uma organização dinâmica, capaz de se atualizar e que valoriza e motiva seus colaboradores, investindo neles. Assim, estimulando a qualificação, a corporação só tem a ganhar.
O que uma empresa deve considerar para oferecer certificações e treinamentos?
Sabemos que muitas empresas receiam capacitar mais os seus profissionais devido ao custo do processo e à demanda de planejamento e de alteração de horários.
Afinal, muitos cursos são, de fato, caros, e o profissional, em muitos casos, precisa se deslocar do posto em que estava produzindo para fazer a certificação ou treinamento. Além disso, o profissional mais qualificado geralmente tem salários maiores.
Contudo, nessa hora é preciso ter uma visão mais ampla e de longo prazo. Lembre-se: capacitações para a equipe são investimentos que trazem resultados, desde o aumento da produtividade à melhoria na qualidade do trabalho.
E isso sem contar a agregação de valor pessoal. Até porque a aprendizagem promove mais oportunidades de amadurecimento e de melhoria nas relações interpessoais.
Quanto ao aumento da remuneração, a corporação também deve encará-lo como um investimento. Isso porque, quando o colaborador recebe mais, ele se sente mais valorizado, motivado, e se engaja mais nas atividades de trabalho.
Portanto, as certificações e treinamentos são formações complementares que aprimoram e desenvolvem competências, e possibilitam aos colaboradores serem mais hábeis a lidar com as tarefas de trabalho.
E, como vimos, elas promovem maturidade e crescimento pessoal para o time, o que viabiliza melhores relações interpessoais no negócio. Além disso, dão abertura para que a equipe se atualize de acordo com o mercado e tenha mais possibilidades de atuação.
Enfim, não há dúvidas: as certificações e treinamentos promovem, sim, mais qualificação profissional, e trazem, juntamente, diversas outras vantagens para o negócio!
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as capacitações e a qualificação profissional? Restou alguma dúvida? Deixe-nos o seu comentário!