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Como transformar a cultura organizacional para acompanhar a nova economia

Diante a discussão sobre inovação no universo corporativo, podemos observar que surgem diversas tendências, práticas, ferramentas e novos modelos de mindset.

Todavia, a tentativa de implementação de novos elementos para que, de fato, a inovação passe a fazer parte do dia a dia da organização, muitas vezes não leva a melhores resultados. Fica então a dúvida de até que ponto esses “modismos” administrativos funcionam na prática.

Posso afirmar que, provavelmente, um fator crítico desse processo esteja sendo esquecido: a transformação da cultura organizacional.

Mas qual a necessidade de mudar toda uma cultura organizacional?

Antes de se pensar em implantar toda e qualquer mudança, é necessária uma profunda análise organizacional, para se entender o quanto a sua equipe está preparada para acolher novos hábitos.

Os líderes e os responsáveis pela implementação do novo projeto vão analisar quais adaptações precisam ser feitas na cultura desta empresa, para que todos os colaboradores comprem uma nova ideia. Estamos falando numa profunda mudança de hábitos. Afinal, para um projeto trazer resultados, os envolvidos precisam acreditar no propósito por traz das medidas práticas.

Por que você quer que sua empresa se torne inovadora?

A atualidade está líquida e a cada minuto algo inovador surge. Não é nada difícil de acontecer que o seu negócio se torne ultrapassado no mercado e seja engolido por uma Startup de 3 colaboradores. O case da Blockbuster está aí para nos provar isso!

Assim, precisamos acompanhar o mindset que proporciona a essas empresas um diferencial dentre tantas outras. Se a cultura organizacional não estiver disposta a receber e praticar essas mudanças, elas trarão pouco ou nenhum resultado.

Como mudar uma cultura organizacional?

Vamos te dar algumas dicas fundamentais para você começar a transformar a sua cultura organizacional. Colocando-as em prática, garantimos que ficará claro para você quais os próximos passos a seguir, junto à sua equipe, para se tornarem uma empresa inovadora de fato.

  1. Análise

A melhor forma de começar o processo de transformação é estudando a fundo como a cultura da sua empresa é hoje. Só a partir deste ponto será possível elaborar uma estratégia de mudança concreta e efetiva.

Questione! Primeiro, ouça seus colaboradores, depois, os seus clientes, e por último, seus líderes.

Baseado nos dados obtidos esboce um perfil da empresa. Compare com o modelo que a alta liderança dela deseja atingir.

O que há entre esses dois pontos, ou seja, o que o impede de chegar à cultura desejada?

Defina com clareza quais fatores devem ser reforçados nesse novo modelo, e quais precisam ser alterados.

  1. Plano de Ação

Após a análise, torna-se é possível elaborar um plano de ação efetivo.

Discuta com seus líderes e implementadores os resultados da análise e crie uma escala de prioridades dos itens que precisam ser alterados (evite tentar mudar tudo de uma vez só).

Feito isso, está na hora de comunicar a todos as mudanças que estão por vir. Neste momento será necessária estruturar o processo de Comunicação Interna, para dar visibilidade ao novo modelo mental que está sendo inserido na empresa.

Por sua vez o setor de Marketing, através do posicionamento de marca, informará seu público e clientes sobre as mudanças, ainda que sutilmente.

Capacite!

Algumas pessoas do time não estarão preparadas para as mudanças que virão, e talvez isso não seja motivo para substituí-las. Investir em Educação Corporativa nessa etapa seria um diferencial. Identifique o que essas pessoas precisam para se adequarem ao novo modelo mental e invista em capacitação e/ou especialização.

Chegamos ao objetivo final: o comportamento.

Até aqui, já foi perceptível uma grande movimentação em relação à mudança de cultura.

Agora será necessário deixar claro para seus colaboradores se esse projeto “é só papo” ou se “é pra valer”, e isso só poderá ser feito através do exemplo. Os líderes de todos os níveis hierárquicos precisarão adaptar suas posturas para estarem de acordo com a nova cultura de maneira que influenciem as equipes a agir da mesma forma.

Nesta etapa também seria interessante fazer uma pesquisa por sistemas de apoio e manutenção. Além de focar em testar sem medo de errar.

  1. Recompensas e seleção

Crie competições saudáveis entre suas equipes para atingir metas voltadas a implementação da nova cultura organizacional, e se possível, ofereça recompensas. Assim seus colaboradores se sentirão de fato presentes no projeto e reconhecidos por seus feitos.

Outra forma de recompensa são os Feedbacks. Reúna suas equipes constantemente para ouvir o que pensam sobre o andamento do projeto, e para enaltecer a importância da participação de todos. Pode ter certeza que esse será um fator essencial para assegurar a colaboração do time!

Além do seu quadro de funcionários atual, seus futuros colaboradores também precisam saber das mudanças que estão sendo feitas. Adapte as estratégias de posicionamento online como Marca Empregadora, o processo de recrutamento e seleção, o processo de integração de novos colaboradores. Todas essas etapas precisam deixar muito claro para qual direção a empresa está caminhando, o que deverá contribuir para aumentar a assertividade possibilitando contratar somente pessoas que se identificarem com a nova cultura.

  1. Análise Contínua

Por último, e não menos importante – na verdade essa é uma das condutas mais importantes! Reveja seu plano de ação e metas com frequência, analise o que está sendo feito e se está de fato funcionando.

Às vezes será necessário mudar a direção em alguns aspectos, mas como já foi dito anteriormente, PERCA O MEDO DE ERRAR E TESTE!

Mais importante do que tudo caminhar como planejado, é você estar de fato indo em direção correta.

Pode ser que o trajeto que você preferiu não seguir, será justamente, aquele que o levará de maneira mais eficaz à sua meta. Faça testes!

Já ouviu falar da metodologia PDCA? Essa é a hora de colocá-lo em prática!

 

 

 

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