Que informação é a base para uma gestão de qualidade todos nós já sabemos, mas você já parou para pensar o que o seu time comercial pode fazer com ela? Marketing e vendas precisam, acima de tudo, conhecer bem o público-alvo para realizarem suas atividades diariamente. É dessa forma que podem garantir a melhoria dos resultados do negócio. O marketing com ações e estratégias mais precisas, e a equipe de vendas com abordagens mais eficazes.
É por isso que, hoje, usar o CRM para vendas: é indispensável para o bom desempenho de todo o time comercial. Vamos conferir, a seguir, os principais motivos pelos quais o seu time deve utilizar essa ferramenta. Acompanhe.
Equipes integradas
Primeiramente, um dos maiores benefícios do CRM (Customer Relationship Management) é a integração de todo o time comercial, do marketing às vendas. Isso porque ambas as equipes podem se retroalimentar com informações precisas, garantindo uma qualidade muito maior no trabalho de ambos.
A equipe de marketing, por exemplo, pode receber um feedback direto do time de vendas sobre a receptividade de determinada ação, mudando de estratégia de acordo com as necessidades. Por sua vez, o time de vendas, ao conhecer melhor o cliente e as ações implementadas pela empresa, pode desenvolver uma sondagem muito mais eficaz.
Atendimento personalizado
O atendimento nunca foi tão importante para o consumidor, que está cada vez mais exigente nesse sentido. Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, aponta que, para os clientes, o atendimento é mais importante do que a qualidade do produto ou os preços.
Para fornecer um atendimento de qualidade, focado realmente no perfil e nas necessidades da clientela, é fundamental, acima de tudo, conhecê-lo muito bem. E é justamente para isso que existe o CRM: coletar dados do cliente para a tomada de decisão!
Monitoramento de desempenho
Será que as ações desenvolvidas pelo marketing estão surtindo efeito? E a equipe de vendas? Qual é o resultado de cada vendedor? Qual é o progresso do cliente no funil de vendas? Essas e outras perguntas podem ser respondidas por meio do CRM.
O monitoramento de atividades é indispensável em qualquer empresa. O CRM vem para agregar, com informações uteis não só para o gestor do negócio, mas, principalmente, para todo o time comercial.
Retomar vendas perdidas
Um cliente pode deixar de finalizar uma compra por uma série de motivos: falta de tempo para avaliar a proposta; indisponibilidade de recursos no momento; entre outros. Acontece que esse consumidor não pode ser esquecido pela empresa.
Por isso, é fundamental contar com o CRM para retomar o contado com clientes prospectados e buscar definir uma venda. Em muitos dos casos, esse tipo de estratégia é bastante efetiva, trazendo um retorno real para o negócio.
Classificação dos clientes
Por fim, depois de ler tudo o que já escrevemos, você já deve saber qual é o grande diferencial de um CRM para vendas: com ele você consegue classificar qualitativa e quantitativamente os seus clientes, com dados que variam desde o volume de compras realizadas, até o sexo e a faixa etária.
Com essas informações você pode levantar o seu negócio, trabalhando com ações muito mais precisas e eficazes!
Gostou das nossas dicas? Então que tal conferir como o ERP também pode ajudar o seu negócio?