A capacitação de colaboradores é essencial para empresas de qualquer ramo e para todos os setores internos. O preparo dos funcionários para desenvolverem suas atividades contribui para o crescimento da organização e o aumento da sua competitividade no mercado.
No post de hoje, listamos alguns cuidados que a empresa deve ter para capacitar seu pessoal e porque o treinamento é tão importante nesse contexto. Confira!
Como escolher o colaborador a ser capacitado?
Para acertar na escolha do profissional envolvido em um treinamento, é importante que o gestor tenha em mãos os dados de cada setor. A partir da análise dos indicadores, o líder deve optar por capacitar funcionários das áreas que estão em pior situação e os indicadores que precisam de melhorias com urgência.
Como é difícil parar a operação para desenvolver todos os colaboradores de um setor, o ideal é escolher o funcionário com maior capacidade de desenvolvimento, que tenha a confiança do gestor e que conseguirá passar o conhecimento adquirido para os colegas.
Como medir a eficiência da capacitação de colaboradores?
Como foi mencionado, os indicadores da empresa são fundamentais para definir os participantes de um treinamento. Utilize esses dados para analisar a progressão do setor durante e após o período de capacitação.
É muito importante que sejam estabelecidas metas de retorno, ou seja, o ROI para cada profissional envolvido no treinamento. Esse acompanhamento do colaborador permitirá que a empresa avalie o envolvimento de cada um, a absorção e a qualidade do conteúdo oferecido.
Quais são os benefícios para a empresa?
Os benefícios da capacitação de funcionários são diversos. Listamos alguns dos mais importantes e mais comuns de se obter com o desenvolvimento de pessoas:
Excelência do trabalho
Funcionários treinados são capazes de realizar corretamente suas atividades desde a primeira vez, reduzindo o desperdício e aumentando consideravelmente a agilidade nos processos.
A partir da capacitação, os colaboradores adquirem habilidades e conhecimentos específicos para seu setor e se tornam capazes de potencializar os recursos e influenciar pessoas a seu redor, seja pelo exemplo ou pela capacidade de repassar o conhecimento.
Maior qualidade dos produtos e serviços
O aumento da qualidade é perceptível tanto nos serviços oferecidos aos clientes quanto nos produtos da empresa. Funcionários capacitados e com conhecimento aprofundado sobre o trabalho que desempenham conseguem realizar suas atividades sem erros e entendem melhor as necessidades do cliente.
Dessa forma, a possibilidade de um consumidor voltar ao seu estabelecimento para reclamar de um produto ou serviço adquirido é muito menor quando tem pessoas trabalhando nos padrões de qualidade interno.
Utilização correta dos equipamentos
Toda vez que sua empresa precisar trocar um equipamento, fazer manutenções de rotina ou quando houver um número alto de acidentes, é fundamental que seja investido um tempo para treinar os colaboradores em cada ferramenta de trabalho.
Essa preocupação com a segurança e o uso correto dos equipamentos garante que a organização reduza seus custos, evita que processos sejam interrompidos por causa de manutenções e proporciona maior confiança para o profissional realizar suas atividades.
Satisfação pessoal de contribuir com a empresa e aumento da motivação
Quando um gestor percebe que sua equipe está desmotivada, uma das primeiras ações é a prática de treinamentos. Isso acontece porque os funcionários são motivados pelo crescimento profissional e também porque se sentem valorizados pela empresa.
Essa percepção faz com que os colaboradores se tornem mais engajados, pois querem retribuir o investimento feito e passam a entender melhor a função de cada um para o sucesso do negócio.
E então? Está convencido de que a capacitação de colaboradores é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer? Se você quer aprender mais sobre treinamentos e outras práticas de gestão, curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos melhores conteúdos!