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Entenda o que é CRM e porque ele é indispensável para sua empresa

A tecnologia encontra-se cada vez mais interligada a todos os aspectos dos negócios. Em meio a correria do dia a dia da gestão empresarial, a necessidade de avaliar e adquirir sistemas tecnológicos é, provavelmente, uma das tarefas que você dedica menos atenção — falta tempo, não é verdade?

Por esse motivo, preparamos este artigo que abordará o que é CRM e a importância dele na automatização da rotina da sua empresa. Estamos falando de uma estratégia voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais do seu negócio. Por isso, o processo de escolha da tecnologia certa para o crescimento dele é uma etapa importante do planejamento estratégico.

Nós sabemos o quanto é difícil imaginar como determinados sistemas podem se encaixar em suas operações, tanto no presente quanto no futuro. Sendo assim, facilitamos a sua compreensão por meio das informações aqui levantadas.

Continue a leitura e entenda o que é CRM e porque ele é indispensável para a sua empresa:

A definição de CRM

CRM é uma sigla proveniente da língua inglesa, que significa Customer Relationship Management, ou seja, gestão de relacionamento com o cliente. Esse termo se refere ao conjunto de práticas, estratégias e tecnologias com foco no entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa, por meio dos dados levantados juntamente aos consumidores.

O CRM se faz presente através de um software, projetado para ajudar a empresa a construir e manter o melhor nível de relacionamento com os seus clientes, gerando maior satisfação e fidelização.

Isso ocorre através do armazenamento de informações que são provenientes das interações dos consumidores com a empresa. Em formato de dados, as interações servem para otimizar a rentabilidade e aumentar tanto as vendas quanto a precisão das campanhas que visam captar e fidelizar clientes.

A importância do CRM para as empresas

Todos os tipos de empresas, independentemente do porte, compartilham objetivos comuns: aumentar as receitas, crescer a participação delas no mercado, conquistar novos clientes e fidelizar a base atual. Elas desejam atingir esses objetivos e, ao mesmo tempo, reduzir o volume das despesas. Ao escolher o caminho do investimento mínimo, as empresas correm o risco de assumir a realização das tarefas de forma manual.

O CRM não foi projetado para um determinado tipo de empresa. Ele consegue se ajustar às necessidades que cada negócio apresenta. Dependendo do que a sua empresa precisa, ele pode simplesmente fazer um cruzamento de dados para identificar tendências e oportunidades de negócio ou incluir recursos mais sofisticados que promovem a colaboração entre equipes e a automatização da rotina.

Conheça melhor o público

Como o CRM armazena uma diversidade de dados sobre os seus clientes, ele permite que você conheça melhor o público. Dados precisos fornecem uma visão geral da base de clientes — onde eles estão, o que eles compram, com qual frequência, as categorias mais e menos lucrativas etc. Com informações desse tipo em mãos, a sua estratégia de vendas se torna mais eficaz e rentável.

Para que o software de gestão de relacionamento com o cliente funcione corretamente, ele precisa ser configurado na sua empresa a partir de um mapeamento de processos. Isso significa que as tarefas rotineiras da companhia deverão ser documentadas para que, em parceria com a empresa fornecedora do software, vocês encontrem as oportunidades que tornarão o dia a dia mais prático.

Automatize a rotina

Esse software pode ajudar a automatizar a rotina, eliminando o trabalho manual em cima das atividades que consomem muito tempo e demandam mão de obra constantemente — caso da geração de relatórios. Em vez de rastrear cada centavo da receita de um determinado mês, ou perder tempo compilando relatórios mensais para a elaboração de um anual, o CRM realiza essa função de modo automatizado.

Como consequência da automatização de algumas tarefas diárias, você conseguirá direcionar os esforços físicos e intelectuais da sua equipe para as atividades mais analíticas ou as ações estratégicas de venda — ganhando novos clientes, fidelizando os atuais e gerando mais receita.

Identifique tendências e oportunidades de negócio

A empresa que detém as informações sobre os seus clientes consegue identificar tendências e oportunidades de negócio. Ao longo do tempo, quando elas forem registradas no sistema, indicarão a direção mais promissora para a organização, bem como os tipos de clientes e áreas de negócio que podem receber menos investimentos — por não serem tão rentáveis para a empresa.

Os dados armazenados no sistema de CRM permitem direcionar os esforços para aquilo que é mais suscetível a trazer os melhores resultados, mantendo a equipe ciente das tendências que surgem e flexibilizando as ações da empresa para a rápida adaptação diante das novas necessidades.

O CRM como elo entre as áreas

Pare e reflita sobre a quantidade de vezes que você já presenciou os gestores da sua empresa discutindo por causa de divergências entre os dados das áreas. Esse é o tipo de situação que afeta os resultados da organização. Em muitos casos, por causa da morosidade de um departamento, outros acabam tendo os seus resultados comprometidos.

Imagina se a equipe de marketing da sua empresa cria uma campanha que oferece, sem consultar o departamento financeiro, 50% de desconto na compra de um segundo produto ou contratação de outro serviço oferecido. Isso pode causar um prejuízo imenso ao faturamento da companhia. Por isso, as equipes precisam ter um elo entre elas — papel que o CRM cumpre com excelência.

Facilidade no acesso às informações

Uma vez que os dados se encontram armazenados em um único sistema, torna-se mais fácil para as áreas terem acesso às informações necessárias para suas ações. As gestões de marketing, comercial e de produtos e serviços se tornam mais unidas e passam a trabalhar com foco nos objetivos e metas da empresa. Isso ocorre justamente por causa da transparência oferecida pelo CRM.

Por fim, com base nas informações até aqui compartilhadas, podemos concluir que uma boa ferramenta de CRM registra os dados necessários dos clientes para ajudar na realização dos objetivos da empresa. As informações armazenadas pelo sistema ajudam na tomada de decisão de qualquer departamento, tornando-a mais precisa e eficaz.

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