A gestão de mudança se refere ao conjunto de abordagens e metodologias sistematizadas com a finalidade de apoiar as empresas, equipes e indivíduos em processos de significativa transformação. Desse modo, é aplicada sempre que houver um evento que modifique substancialmente os fluxos de trabalho, a cultura corporativa, as tarefas, a liderança etc.
Por essa razão, preparamos este post a fim de que você saiba o que é preciso para a hora de fazer seu negócio crescer e de implementar novas tecnologias. Quer saber mais? Acompanhe!
O que é gestão de mudanças?
Busca-se, portanto, preparar todo o ambiente para reduzir, ao máximo, a natural resistência a mudanças. Isso pode incluir ações, como:
- treinamentos e dinâmicas;
- realocação de recursos;
- novas métricas e indicadores;
- planejamento estratégico;
- reformulação do plano de negócios etc.
É, assim, uma estratégia multidisciplinar que envolve a gestão de projetos, a ciência comportamental, a tecnologia da informação etc.
Quando um processo de gestão de mudanças deve ser feito?
No entanto, não é qualquer mudança que demanda gestão. Senão, isso não seria nem um pouco produtivo. Deve-se focar naquelas que apresentam um impacto significativo no dia a dia da empresa.
Fusões e aquisições
As fusões e aquisições geralmente mudam muito os processos de uma empresa, mexendo com as estruturas de liderança e inserindo novos fluxos de trabalho. Além disso, novos recursos são trazidos, o que configura oportunidades para melhoria bilateral. A gestão de mudança permite que você as aproveite intensamente.
Implantação de sistemas
A instalação de sistemas robustos sempre impacta todos os processos. Muitas funções que eram executadas da mesma forma há anos passam a ser feitas digitalmente em uma plataforma automatizada. É preciso vencer a resistência dos colaboradores à tecnologia e capacitá-los para utilizar todas as funcionalidades da ferramenta.
Desenvolvimento de novas competências
Nesse sentido, sempre que houver a necessidade de criar novas competências no quadro de recursos humanos, é preciso prepará-los. Assim, reduzem-se as emoções negativas no processo de aprendizado.
Como implementá-la?
Para aplicar a gestão de mudança, você pode seguir alguns passos simples. Confira!
Defina objetivos
Você precisa saber o que aquela mudança representa na empresa para compreender os objetivos. Precisa enfrentar uma concorrência agressiva? Então, a agilidade pode ser sua prioridade. Quer vencer a resistência interna ao final do processo? Deve-se focar na satisfação dos colaboradores.
Crie um cronograma
Criar prazos para a finalização de cada etapa da implementação é essencial para que o pessoal não fique perdido e a mudança se estenda por meses sem gerar resultados. Para isso, estabeleça datas realistas para cada time e forneça todos os subsídios para que eles concluam suas tarefas.
Estabeleça um time para liderar
Um time de liderança que domina todo o escopo da mudança é importantíssimo para motivar as demais equipes, tomar as decisões corretas com base nos objetivos e tirar quaisquer dúvidas.
Aposte na comunicação interna
Não há transformação bem-sucedida sem comunicação. Então, estabeleça canais eficientes de comunicação e deixe claro quem é responsável por cada tarefa. Com isso, não há ruídos durante a resolução de problemas.
Capacite pessoas para ações estratégias
Um dos maiores erros na gestão é querer que todos os colaboradores dominem todos os requisitos da mudança. O ideal é capacitar as pessoas nas atividades que elas estão mais preparadas naquele momento e nas quais ela realmente fará diferença por suas competências. Com isso, é possível alocar os recursos certos para ações estratégicas.
Portanto, você deve ter percebido que a gestão de mudanças é uma disciplina essencial para obter o sucesso das suas transformações corporativas. Então, no momento de escolher um fornecedor de TI, não deixe de avaliar se ele conta com um time preparado para aplicá-la a fim de otimizar a implementação dos novos sistemas.
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