O seu cliente é prioridade para o seu negócio? Então, precisamos falar de qualidade industrial. Quando você faz a gestão de qualidade de sua empresa corretamente, está priorizando o seu cliente e promovendo a imagem da sua empresa. Quer entender melhor sobre esse assunto? Continue a leitura deste artigo.
Para entender sobre qualidade industrial, é necessário compreender sobre gestão de qualidade, ou seja, o exercício de supervisionar as atividades, tarefas e processos envolvidos no desenvolvimento de um produto ou serviço para garantir um alto padrão de qualidade e consistência.
Você sabia que o sucesso ou o fracasso de uma empresa depende diretamente da gestão de qualidade? Todos querem atrair clientes, mas nem todos estão dispostos a oferecer um bom produto/serviço para o consumidor. A consequência disso pode ser desastrosa, a ponto de manchar a imagem de uma organização por anos.
Mas agora que você sabe o poder da gestão de qualidade, vamos falar sobre as várias formas de implantar e fazer com que ela funcione em sua empresa. Especialistas defendem que existem quatro componentes principais da gestão de qualidade:
- Planejamento de qualidade.
- Garantia de qualidade.
- Controle de qualidade.
- Melhoria de qualidade.
E a implementação de todos esses componentes é conhecida como Gerenciamento Total da Qualidade (SGQ).
Objetivos da gestão de qualidade
Se pudéssemos tirar uma conclusão a respeito do que é a gestão de qualidade até agora e como ela acontece, poderíamos dizer que ela não tem fim (ou pelo menos não deveria ter). É um processo contínuo, baseado na cultura da qualidade, no qual cada colaborador é uma peça importante e ele deve ter consciência disso.
Quando falamos em gestão de qualidade, não estamos limitados aos produtos comercializados pela empresa ou os serviços que ela oferece, pois vai além do processo de produção, englobando todo o ambiente de trabalho.
Isso não necessariamente significa que apenas a qualidade do produto/serviço está aumentando, mas o processo de produção como um todo está se tornando melhor. E é justamente esse o objetivo da gestão de qualidade: melhorar a empresa 360 graus.
Princípios da gestão de qualidade
É impossível falar de qualidade sem citar a ISO 9001:2015 (Norma Internacional para Gestão de Qualidade). E ela define uma série de princípios que visam orientar as organizações para um melhor desempenho neste processo. São eles:
- Foco no consumidor – entender, atender e exceder as expectativas dos clientes existentes e futuros.
- Liderança – estabelecer um propósito e uma direção para a organização. Envolver os funcionários, reconhecer suas contribuições e equipá-los.
- Gestão dos relacionamentos – construir e gerenciar relacionamentos com os stakeholders.
- Melhoria contínua – melhorar o desempenho e as capacidades.
- Engajamento das pessoas – promover pessoas competentes, capacitadas e engajadas, a fim de aprimorar sua capacidade de criar e entregar valor.
- Abordagem de processos – gerenciamento de atividades para garantir resultados consistentes e previsíveis.
- Tomada de decisão baseada em fatos – dados precisos e confiáveis configuram fatos.
Qual é a importância e benefícios da gestão de qualidade industrial?
Se você busca ofertar um produto/serviço de qualidade, isso já é um motivo para ter alguém que supervisione essa entrega e como já dissemos esse é o papel principal da gestão de qualidade. Ela será responsável por definir critérios que deverão ser cumpridos para que o resultado final – a qualidade industrial – seja atingido.
Pense que é como estabelecer processos para todas as etapas do seu negócio. Isso vai desde a contratação de mão de obra, softwares e maquinários até a conclusão do trabalho, sem se esquecer do gerenciamento do atendimento ao cliente e ter um bom plano de gestão de riscos.
Os benefícios dizem por si só:
- Redução de riscos: a redução de custos é um benefício, pois um recall demanda verba.
- Aumento da produtividade: sem retrabalhos operacionais é possível organizar o dia a dia de forma mais eficiente.
- Mitigação de falhas: hoje o mercado conta com softwares de gestão avançada, que reduzem a interferência humana em processos morosos e repetitivos.
- Resultados mais consistentes: este ponto está diretamente ligado à satisfação do cliente, e a gestão de qualidade é o meio mais efetivo de garantir isso.
- Aprimoramento das habilidades da equipe: com um software de gestão cuidando do primordial, sobra tempo para investir no desenvolvimento das pessoas.
- Redução do tempo de treinamento de novas equipes: profissionais satisfeitos tendem a ter menor rotatividade e, consequentemente, mais tempo de experiência e menos investimento em treinamentos.
E, por falar em softwares de gestão avançada, a Uppertools pode ajudar você nesse quesito.
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