Muitos empresários passam a maior parte do tempo pensando estratégias sobre como atrair mais pessoas interessadas em seus produtos ou serviços, e como fazer para que essas comprem suas mercadorias. Acontece que em grande parte dos casos, os gestores de negócios agem simplesmente confiando em seu instinto, copiando estratégias ultrapassadas ou até mesmo tentando fazer o mesmo que sua concorrência.
A atração do cliente e o encaminhamento dele até as próximas etapas da venda são ações que devem ser empreendidas a partir de estratégias bem elaboradas para que o sucesso possa ser, de fato, alcançado. É sobre uma dessas estratégias que abordaremos nesse post: o funil de vendas. Acompanhe o artigo e entenda.
Entendendo os fundamentos do funil de vendas
O funil de vendas é uma estratégia baseada no encaminhamento dos seus clientes aos três estágios: topo, meio e fundo. Antes disso, existem etapas importantes a serem cumpridas, como o planejamento da sua campanha e a definição da persona para quem seus anúncios serão destinados. Para que você entenda melhor, explicaremos a seguir alguns conceitos.
Topo de funil
Estágio em que o maior número de pessoas deve ser atraído. Para isso, formas de atração como textos educativos ou informativos, ou até mesmo outros tipos de propaganda podem ser utilizados para que a persona possa descobrir possíveis problemas que ela possui e iniciar um interesse em sua marca.
Meio de funil
Estágio em que a persona já deseja comprar, mas ainda quer conhecer mais do seu produto e tem dúvidas se fechará negócio com você ou não.
Fundo de funil
Nesse estágio a persona está avaliando o seu produto e se encontra bastante próxima de comprar de você.
Persona
A persona é um potencial comprador fictício, definido na fase de planejamento com base em pesquisas. É com quem você conversará em seus meios de atração no topo do funil e tentará encaminhar para as demais fases.
Diferença entre o funil de vendas e a metodologia de vendas
Você pode ter lido os fundamentos e conceitos acima e pensado que se trata de um nome novo para a boa e velha metodologia de vendas que consistia em desafiar o potencial comprador a experimentar suas soluções, explorar as dores da persona para empurrar produtos, ou até mesmo prestar uma consultoria, parecendo uma pessoa confiável ao comprador com o intuito de vender, mas…
Como é no funil de vendas
No funil de vendas você consegue identificar e qualificar melhor os possíveis interessados em seus produtos ou serviços por meio das etapas de conscientização do cliente, da apresentação de soluções caso ele esteja realmente interessado em sua marca, para finalmente fechar a venda.
Os motivos para utilizar o funil de vendas
1. Gestão de dados facilitada
Com a utilização do funil de vendas você consegue saber exatamente quantas pessoas conseguiu atrair e encaminhar para as outras fases, o que facilita consideravelmente as próximas estratégias de venda a serem tomadas, economizando dinheiro e podendo encontrar meios de angariar ainda mais interessados.
2. Oportunidades de negócio mais bem aproveitadas
Quando você utiliza o funil, sabe bem qual é o próximo passo a ser dado. Isso ocorre pois você tem informações conclusivas sobre as reais intenções do cliente e qual é o produto ideal para ele.
3. Embasamento para o desenvolvimento de novos produtos
A partir da interação com o cliente que o funil permite, compreender melhor quais são os reais desejos das pessoas fica mais fácil. Isso condiciona a sua empresa a desenvolver soluções cada vez mais aperfeiçoadas e, por consequência, passar a vender cada vez mais.
O funil de vendas é uma das estratégias mais eficazes para que os clientes conheçam, comprem de você, enxerguem sua empresa como autoridade no assunto, e falem bem do seu negócio para outros potenciais compradores. Procure compreender mais a respeito dessa poderosa ferramenta, e verá que o funil de vendas pode ser um dos seus grandes aliados.
Para ficar por dentro de outras dicas como essa, curta a nossa página no Facebook e não perca mais nenhuma novidade!