Atualmente a logística já é vista como uma área estratégica, com foco na otimização de processos e contribuindo de forma altamente positiva para que a empresa consiga alavancar seus resultados. Nesse sentido, surge o conceito de logística integrada, melhorando a comunicação e integrando outras atividades influenciam nos métodos de trabalho.
No post de hoje vamos abordar esse tema, explicando o que é, como funciona e quais benefícios um negócio pode obter com sua aplicação. Continue a leitura para saber mais!
Afinal, o que é a logística integrada e como ela pode ser aplicada?
A ideia por trás da implantação da logística integrada é poder gerenciar toda a cadeia de forma mais eficaz e estratégica. Enquanto os processos logísticos em si controlam questões mais operacionais — como a gestão de estoque, expedição e transporte, por exemplo —, o objetivo da integração é incluir todos os processos que estão relacionados, mesmo que de outras áreas.
Sendo assim, as rotinas de compras e vendas, o processo produtivo, o pós-venda e o atendimento ao cliente também passam a fazer parte de uma gestão maior. A meta é fazer com que essas áreas atuem de forma integrada, compartilhando informações importantes, adotando melhorias e mantendo um fluxo contínuo de dados.
Por exemplo: a comunicação do setor de vendas e gestão de estoques permite passar informações precisas para o setor de compras a respeito da demanda e o giro dos produtos, para que as aquisições passem a ser feitas de maneira mais precisa e condizente com a realidade do negócio, evitando faltas e excessos. Da mesma forma que a troca de informações entre a área de transportes e atendimento ao cliente pode ajudar a aprimorar a experiência dos consumidores.
Contudo, vale ressaltar que essa integração envolve, principalmente, o compartilhamento de informações e uma comunicação fluida entre os processos e os envolvidos. Isso é fundamental para que cada área consiga realizar suas atividades da melhor forma possível, garantindo bons resultados. Dessa forma, em vez de áreas independentes, temos vários setores em sinergia, atuando por objetivos em comum — o que contribui para aumentar a eficiência e a eficácia.
A importância de um sistema de gestão integrado
Com tantas atividades para serem controladas, assim como o grande volume de dados e informações que são gerados em uma rotina, pode-se dizer que fica praticamente impossível fazer essa gestão e a troca de dados por meio de processos manuais. Sendo assim, é necessário dar ênfase à importância que o investimento em tecnologia representa.
A utilização de um sistema de gestão integrado permite que muitas tarefas sejam automatizadas, além da troca de dados que passa a ser feita de maneira automática, assim que uma rotina é executada no sistema. Vale lembrar que o intercâmbio de informações se torna viável também com terceiros — fornecedores e transportadoras, por exemplo.
Assim, é possível centralizar todos os dados, acessá-los e divulgá-los com maior rapidez, além da possibilidade de consolidá-los em relatórios, para análise posterior dos resultados.
Quais são seus principais benefícios?
Quando a logística integrada é aplicada, é possível alcançar diversas vantagens — algumas, inclusive, em curto prazo. Dentre elas, podemos citar:
Otimização da administração de materiais
A gestão de estoque faz parte da logística de uma empresa e é essencial quando se trabalha com a venda de produtos, ou mesmo quando é necessário controlar materiais de suporte para o serviço. Ela é crucial para garantir que a demanda será suprida.
Porém, com a logística integrada, esse controle não se restringe ao armazém. A otimização começa lá no setor de compras — que toma as decisões mais acertadas para as aquisições — e vai até o monitoramento das entregas, acompanhando o recebimento por parte dos clientes. O acompanhamento de cada etapa permite identificar todas as falhas que precisam ser corrigidas e as melhorias que podem ser feitas.
Melhoria na comunicação
Já se sabe que o compartilhamento de informações é fundamental para que a logística integrada funcione e garanta eficiência nos processos. Com isso, é possível obter uma melhoria considerável na forma como as pessoas e setores se comunicam.
Uma vez que todos trabalham em conjunto para alcançar os resultados esperados, se evita problemas de retenção de informação e os dados passam a ser trocados com maior frequência.
Processos mais ágeis
O maior compartilhamento de informações e a melhoria na comunicação faz com que a execução dos processos se torne mais ágil. O mesmo serve para a tomada de decisão do gestor, que, além de ser pautada em uma base sólida e confiável, passa a ser feita com maior agilidade, o que pode representar um grande diferencial para o negócio.
Aumento da produtividade
Esse benefício pode ser obtido por meio da otimização dos processos e correção das falhas. Quando as atividades são mapeadas, o objetivo é encontrar melhores métodos de trabalho — o que inclui a eliminação de etapas desnecessárias, que não agregam valor ao resultado final.
Assim, a força de trabalho se torna mais eficiente: produzindo mais, em menos tempo, com a mesma equipe disponível.
Redução de custos
A redução de custos acaba sendo uma consequência da aplicação da logística integrada e os benefícios que ela proporciona. Ela vem por meio da redução de desperdícios, aumento da produtividade, maior agilidade, diminuição de erros e necessidade de retrabalhos, por exemplo.
Criação de vantagem competitiva
Falamos a respeito da rapidez com que o gestor consegue obter as informações e tomar suas decisões. Esse fato, aliado a um serviço aprimorado que será oferecido para o cliente, bem como o aumento da qualidade dos produtos e do atendimento, permite encontrar meios de se destacar no mercado e sair na frente da concorrência.
A logística integrada pode ser vista como uma evolução na forma em que se gerencia seus processos e todas as outras atividades relacionadas a eles — mesmo as externas, como no caso do serviço de entregas —, já que tudo passa a ser controlado e centralizado — desde o acionamento dos fornecedores para envio dos materiais, até o momento em que os produtos são entregues no cliente.
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