O auge das redes sociais trouxe como consequência uma mudança radical no comportamento dos clientes. Por isso é muito importante para as empresas conhecer qual o perfil deste “consumidor social”, que baseia suas decisões de compra nas experiências de outras pessoas que fazem parte de seu grupo de contatos.
Este novo tipo de consumidor não vê com bons olhos que apresentem a ele ofertas sem solicitação, mas busca ativamente promoções dos assuntos e marcas que o interessam ou que venham de seu círculo de amigos nas redes sociais. Quanto a sua relação com a marca, lhe parece muito importante poder interagir com ela e que a mesma seja capaz de escutar seus comentários.
Nesse contexto, os sistemas de CRM podem ser muito úteis para desenhar uma estratégia que permita obter um benefício para o cliente e a empresa, se baseando nesta tecnologia social. Ou seja, a chave do novo modelo de CRM social é o valor que a empresa dá à sua comunicação com o usuário e as conversas que são geradas entre eles em relação a marca nos novos meios sociais.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/analytics/para-o-cliente-social-crm-social-0789