A tecnologia tem possibilitado grandes avanços e transformado a forma como fazemos negócios e nos comunicamos. Mas apesar de todo esse empoderamento, ainda há um descompasso preocupante.
A necessidade de resposta em tempo real na otimização de recursos físicos nunca foi maior. O petróleo, o gás, e a água, são reconhecidamente limitados, e seu uso desenfreado ameaça tanto a produção quanto a saúde. O acesso escasso e os recursos mal distribuídos se tornaram uma questão fundamental, ao mesmo tempo em que se observam grandes capacidades desperdiçadas por todos os lados.
É necessário repensar a forma como produzimos e consumimos, adotando uma abordagem responsávelpara a otimização de todo o ciclo de vida do produto, desde o fornecimento de matérias-primas até a eliminação ou reciclagem, e a realocação de recursos em tempo real para demanda e fornecimento.
Conheça alguns exemplos dos benefícios de uma cadeia de valor redefinida:
- Previsão de risco em cadeias de suprimentos
Os fabricantes irão experimentar um aumento dramático na volatilidade de matérias-primas. Análises avançadas ajudarão a prever a escassez de abastecimento, fornecendo informações sobre quando, onde e como reduzir instantaneamente o risco em cadeias de suprimentos.
- Preservação dos recursos críticos
Os avanços no monitoramento darão visibilidade em tempo real para a integridade de tubulações e outras estruturas remotas, reduzindo a perda de recursos valiosos ou perigosos.
- Padrões de vida melhores
Os governos devem atuar mais próximos da prestação dos serviços de utilidade pública, para melhor gestão dos recursos cruciais, como água e energia elétrica, utilizando tecnologias de detecção e de medição para construir modelos de previsão em tempo real.
- Utilização do excesso de capacidade
Os indivíduos e as empresas irão se engajar no consumo colaborativo de recursos, onde bens privados mais em desuso possam ser alugados a outras pessoas exatamente quando necessário, gerando aumento de receita para o proprietário, menos despesa para o locatário, e utilização mais eficiente dos recursos em geral.
- Facilidade de reciclagem e reutilização
Os processos de produção inteligentes irão criar produtos que vão se lembrar, e imediatamente transmitir, informações sobre seus componentes, métodos de produção e uso, aumentando a viabilidade da reciclagem e reutilização de recursos.
Reduzir o consumo de materiais, estimular a reciclagem e minimizar a quantidade de energia utilizada no ciclo de vida de um produto é o começo, e um passo essencial para tornar a situação menos crítica.
O passo seguinte, que já deve ser realizado, é usar os recursos efetivamente. Um novo modelo produtivo chamado de Cradle to Cradle propõe a substituição do atual modelo industrial linear de extração, fabricação, consumo e descarte” por uma nova visão, onde os produtos das atividades humanas passam a ser pensados como nutrientes para alimentar um ciclo natural ou um ciclo industrial. O conceito é um modelo produtivo circular inspirado na natureza, onde não existe lixo, apenas nutrientes.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/pmes/qual-seu-papel-na-otimizacao-dos-recursos-2646