A internet revolucionou o marketing e com ela pode melhorar a experiência do usuário em uma PME!
Na era digital, pequenas, médias e grandes empresas disputam o mesmo espaço nas telas dos computadores e celulares. Contudo, isso não quer dizer que não é mais preciso se esforçar para se destacar entre consumidores. Bons planos de marketing ainda são fundamentais para empresas em crescimento e, na era digital, a experiência do usuário se tornou ainda mais importante.
Empresas que investem muitos recursos em presença em redes sociais, publicidade paga, site, aplicativo etc., mas não cuidam da experiência dos usuários, não conseguem alcançar os resultados esperados. Então, se você não quer cometer esse erro, confira este conteúdo! A seguir explicamos o que é a experiência do usuário, porque é importante cuidar dela e quais são as principais formas de fazer isso na sua empresa!
Por que minha empresa deve cuidar da experiência do usuário?
A preocupação com experiência do usuário se tornou mais relevante para o sucesso das empresas na medida em que a internet passou a centralizar maior parte das interações entre clientes e uma marca. Assim, “experiência do usuário” no contexto da era digital se refere às interações e trocas entre empresa e consumidores em todos os canais institucionais.
Interações no site, aplicativo, redes sociais, e-mail e outros canais são parte importante da forma como clientes avaliam sua satisfação e constroem a imagem de uma empresa. Com isso, é necessária uma atenção especial em cada canal de interação, pois uma experiência ruim em qualquer uma das pontas tem consequência para a imagem da empresa.
Em contrapartida, a dedicação à experiência do usuário é uma grande aliada das pequenas empresas para se diferenciar da concorrência e competir com grandes negócios. Felizmente, alguns princípios ajudam a orientar a construção de uma boa experiência para os usuários. Os principais são:
- Estética;
- Conteúdo;
- Organização das informações;
- Fluxo de interação;
- Usabilidade.
Vale ressaltar que todos esses princípios que atravessam os pontos de interação entre clientes e empresas dependem do uso de tecnologia. Naturalmente, o uso de ferramentas tecnológicas apropriadas, como softwares de gestão, é cada vez mais importante para que uma empresa em crescimento ofereça uma boa experiência.
Para entender melhor como os princípios são desenvolvidos e se aplicam na prática, acompanhe o próximo tópico. Nele, explicamos em algumas dicas como eles podem ser utilizados para melhorar a experiência do usuário.
Como melhorar a experiência do usuário na empresa?
As dicas a seguir apresentam ações práticas e demonstram como os princípios citados anteriormente podem direcionar as ações de uma empresa em busca do aprimoramento da experiência do usuário.
Invista em uma boa plataforma mobile friendly
Dado que a maioria das interações, atualmente, ocorre pela internet, ter uma boa plataforma de website é uma das principais formas de melhorar a experiência do usuário através da usabilidade. Sites que travam constantemente, links que levam aos chamados “erros 404” e outros bugs causam uma péssima impressão entre os usuários, além da interrupção do processo de compra.
Outro ponto a se observar é a adaptação do website para os dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Hoje, a maior parte dos acessos à internet é feito por meio desses dispositivos. Logo, se o site não é mobile friendly, ou seja, adaptado para funcionar bem nesses aparelhos, a maioria dos usuários não terá uma boa experiência. O mais recomendado é desenvolver a plataforma primeiro para dispositivos móveis e depois para computadores.
Use marcadores e imagens com boa resolução
Marcadores são ícones e ilustrações que chamam atenção para uma questão de destaque. O objetivo de um site é apresentar de forma rápida e fácil as informações mais importantes para ajudar os visitantes a avançarem no processo de compra. Assim, marcadores são muito úteis para melhorar a organização das informações.
O uso de imagens também deve ser feito com cuidado. Imagens borradas, com baixa resolução e sem uma estética adequada podem causar má impressão aos visitantes. Considerando que muitos acessos são feitos por aparelhos de tela pequena, a qualidade de fotos e infográficos é muito importante. Por isso, procure sempre usar imagens profissionais.
Ofereça conteúdo de qualidade
“Conteúdo” se tornou um termo central quando falamos de estratégias de marketing na era digital. Hoje, para competir no mercado online, não basta oferecer produtos e serviços. Para conseguir mais visitantes e mais conversões é preciso atrair pelo conteúdo, sendo que ele pode ser definido como todas as informações oferecidas que estão direta ou indiretamente ligadas aos produtos.
Dessa forma, toda estratégia de marketing precisa pensar nos conteúdos que serão oferecidos aos consumidores em cada etapa da jornada de compra. Isso envolve posts em redes sociais, artigos em blogs, e-books, infográficos e outros materiais ricos. Pense que antes de se decidir pela compra, o cliente pesquisa, tira dúvidas e faz comparações. Então, ao oferecer conteúdo de qualidade, sua empresa já está um passo à frente para converter os visitantes em clientes.
Acompanhe o comportamento dos usuários
Outra dica valiosa para tornar a experiência do usuário um verdadeiro diferencial competitivo é sempre acompanhar seu comportamento. Sem entender o comportamento padrão dos visitantes e clientes, dificilmente é possível visualizar o fluxo de interação e estabelecer estratégias eficientes para melhorar a experiência e a satisfação.
Informações como tempo médio dos usuários em cada canal de comunicação, conteúdos mais consumidos, produtos mais comprados, feedbacks, entre outras, ajudam a redesenhar a estratégia de marketing e aprimorar a experiência, com o objetivo de obter clientes cada vez mais satisfeitos.
Invista em tecnologia
Deixamos a dica mais importante para o final, pois a tecnologia utilizada será o esqueleto que liga todas as ações. Como mencionamos, todos os princípios que orientam a experiência do usuário são atravessados pela tecnologia. Portanto, para aprimorar a gestão e, consequentemente, a experiência, é preciso facilitar a transferência de informações do site, blog, redes sociais vendas em loja online, para as equipes que lidam com as estratégias e as decisões.
Por isso, um bom software de gestão é a principal ferramenta para uma empresa em crescimento. Com o uso de programas adequados para a transferência de informações, a produção de relatórios e indicadores, bem como o trabalho de gestão de marketing, vendas, contabilidade, estoque e produção, se tornam muito mais práticos e menos sujeito a erros humanos.
Um software voltado para pequenas e médias empresas em crescimento, como o SAP Business One, facilita a rotina operacional, tornando os processos mais eficazes. Isso reflete na experiência dos usuários, pois atendimento, processos de compra e pós-venda são aprimorados quando a empresa adota um software adequado.
Podemos dizer que um software adequado torna a gestão administrativa do negócio e a experiência do usuário partes que se complementam. Se a sua empresa busca oferecer uma experiência diferenciada e, com isso, se destacar no mercado, vale a pena adotar um software de gestão.
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